Dia de festa para moradores do Glicério

Jornal da Tarde - Sexta-feira, 8 de abril de 2005

sex, 08/04/2005 - 9h10 | Do Portal do Governo

Antiga área da PM foi doada à comunidade e será transformada num complexo poliesportivo para atender 800 crianças do bairro. A doação foi inspirada por uma reportagem do Jornal da Tarde que contava o trabalho da líder comunitária Eva Alves para sustentar sozinha um time de futebolFoi um dos dias mais felizes na vida dos moradores da Baixada do Glicério, na região central de São Paulo. Foi lançada ontem a pedra fundamental de um complexo poliesportivo para a comunidade que deverá atender cerca de 800 crianças. Durante a cerimônia, o Jornal da Tarde foi homenageado, já que o projeto virou realidade por causa de uma série de reportagens publicadas no jornal.

Em novembro de 2002, depois de um toque de recolher decretado por bandidos na região, o JT fez uma radiografia da Baixada do Glicério. As matérias da repórter Marici Capitelli contaram a luta da líder comunitária Eva Alves, 52 anos, a tia Eva. Para diminuir a violência e tirar as crianças da rua – que não tinham nenhuma opção cultural ou de lazer – Eva sustentava um time de futebol com metade do seu salário mínimo de faxineira.

Fazia isso porque havia sido moradora de rua e não queria o mesmo destino para a garotada da comunidade.

A primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Alckmin, se emocionou ao ler a matéria. ‘Ao ver uma história tão bonita no JT quis muito conhecer essa batalhadora.’
Na manhã do dia seguinte, uma segunda-feira, uma assessora de dona Lu foi procurar tia Eva no Glicério. Poucas horas depois, a mulher simples estava em frente da primeira-dama. Um sonho que ela jamais imaginara. Foi um encantamento mútuo.

Doação de terreno

Tia Eva, que há 25 anos mora num pequeno apartamento na Baixada do Glicério, contou sobre o seu trabalho com futebol e a luta que há anos travava para ter uma área que pertencia à Polícia Militar. Ela queria construir um projeto social no espaço, mas esbarrava na burocracia dos órgãos públicos.

No mesmo dia, a primeira dama contou sobre o trabalho para o Instituto Vivo e o banco Luso-Brasileiro. Há dois anos, ambos patrocinam o trabalho da tia Eva na ONG Novo Glicério. Com isso, ela já tem 200 crianças e jovens de 7 a 21 anos nos times de futebol.

Além de apresentar o trabalho da líder para a iniciativa privada, Lu Alckmin intermediou junto à Secretaria Estadual de Segurança Pública a doação do terreno da PM para os projetos da tia Eva.

E a doação da área de 7 mil metros quadrados se oficializou ontem. No local, será construído um campo de futebol com arquibancada, brinquedoteca, salas de leitura e informática além de uma padaria artesanal para gerar renda as famílias. Tudo deverá estar pronto em quatro meses e os custos, de R$ 300 mil, serão rateados entre o Instituto Vivo e o banco Luso Brasileiro.

‘Deus colocou um sonho no meu coração e pôs no meu caminho as pessoas que foram instrumentos para realizá-lo’, disse Eva chorando ao lado da emocionada primeira-dama.