Dia de felicidade na Febem

Jornal da Tarde - 26/09/2003

sex, 26/09/2003 - 11h34 | Do Portal do Governo

Glenda Carquejo

Um time de garotos da unidade do Tatuapé, treinado por Zé Maria, ex-Corinthians, e Antônio Rodrigues, ex-Santos, terá hoje a oportunidade de pisar pela primeira vez no Maracanã, para disputar um quadrangular com equipes do Rio, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Será a realização de um sonho

Pisar no gramado do Maracanã, no Rio de Janeiro, é o sonho de todo jogador de futebol. E os internos da Seleção da Febem, comandada por Zé Maria, ex-jogador do Corinthians, e Antônio Rodrigues, ex do Santos, terão hoje a oportunidade não só de conhecer o estádio, mas de participar da Olimpíada Socioeducativa pela Paz, organizada pelo Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Rio (Degase), a Febem carioca.

‘Muitos querem jogar lá, mas poucos podem. É uma emoção muito forte poder jogar no maior estádio do mundo. Estou muito feliz de poder pisar no campo dos profissionais. Mas só vou acreditar quando chegar lá. É um sonho muito grande, senhora’, disse o meia L.R.P, de 17 anos, que está há sete meses na Febem porque roubou um carro. Senhora parece ser um tratamento destinado a todas as mulheres, até às jovens.

No ‘mundão’ (fora da Febem), L.R.P jogava bola em Diadema, no bairro onde cresceu e trabalhava de feirante na barraca de frutas dos pais. Só pisou nos gramados de um estádio uma vez, no Pacaembu, no último dia 9, quando a equipe do ‘Super Zé’ disputou um amistoso com a Escolinha de Futebol Acadêmicos Diamante, do bairro Cidade A.E Carvalho, dirigida pelo irmão de outro Zé Maria, o que joga no Perugia, da Itália. Os meninos da Febem perderam por 2 a 1.

Quando o time jogou no Pacaembu, os internos que não fazem parte do time custaram a acreditar. ‘Eles achavam que era brincadeira nossa. Hoje, todo mundo elogia a gente’, disse L.A., a menos de 20 dias de deixar a Febem por boa conduta. O garoto já faz planos para ter uma vida digna lá fora. ‘Vou seguir na carreira de futebol. É a minha cara, senhora.’

L.R.P. está ansioso para conhecer as praias do Rio e os lugares que só viu ‘nas novelas’. ‘Só conheço o Rio pela tevê. Morro de vontade de conhecer o Cristo Redentor e o Maracanã, claro.’

Apesar da vontade dos garotos de conhecer a cidade, a equipe não terá tempo para passeio.

O ônibus fretado partiria nesta madrugada para ir direto ao Maracanã, onde a equipe seria recebida pelos organizadores do Degase antes de ir para o Clube Militar. O primeiro confronto é com a equipe do Rio. Se a Febem vencer a eliminatória Clube Militar, disputa a final à tarde, no Maracanã. Participam equipes de Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

Dos 1.400 internos da unidade do Tatuapé, 14 foram selecionados para disputar o torneio, além de três internos da unidade Rio Pardo, em Ribeirão Preto, que têm autorização da Justiça para treinar diariamente no Comercial, time que disputa a Série C do Campeonato Brasileiro.

O convite para a Febem participar partiu de Jacques Cavalcanti, vice-diretor geral do Degase.

‘É a primeira vez que teremos um intercâmbio com internos de outros Estados.

Estou tão ansioso quanto os meninos para o jogo’, disse o ‘Super Zé’, treinador do Núcleo Esportivo do Tatuapé há quatro anos.