Dia contra o dengue orienta 1 milhão em SP

O Estado de São Paulo - 24/11/2002

dom, 24/11/2002 - 13h13 | Do Portal do Governo

Pelo menos 1 milhão de pessoas receberam orientações sobre como combater o dengue em toda a cidade de São Paulo durante o “Dia D”- Dia Nacional de Mobilização no Combate ao Dengue, realizado ontem. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a campanha mobilizou cerca de 4 mil pessoas na Capital, entre agentes de saúde, voluntários e funcionários da Prefeitura. A mobilização contou com a participação da prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, e do governador do Estado, Geraldo Alckmin.

A programação do “Dia D” incluiu atividades realizadas pelas subprefeituras da Capital, como caminhadas, apresentação de palestras educativas, vídeos e peças teatrais sobre o dengue, além da distribuição de folhetos explicativos. Às 10h, o secretário municipal da Saúde, Eduardo Jorge, lançou a nova cartilha de combate ao dengue na Unidade Básica de Saúde de Cidade Tiradentes, na Zona Leste da cidade.

Outra autoridade que participou das atividades na Capital foi a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy. Ela visitou duas residências na região de Pirituba, Zona Oeste, onde agentes de controle de zoonoses e 340 alunos da Escola de Formação de Soldados da Polícia Militar percorreram casas em busca de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. As casas visitadas pela prefeita, uma delas repleta de plantas e com uma horta no quintal, foram consideradas exemplos de prevenção ao dengue, já que nenhum possível foco de proliferação do mosquito foi encontrado. “Temos tudo para combater essa doença, pois hoje a população está melhor informada sobre como identificar os focos”, afirmou a prefeita Marta Suplicy.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, também marcou presença na luta contra o dengue. Ele participou da abertura da campanha que aconteceu na Escola Estadual Exército Brasileiro, em Itaquera, na Zona Leste. Neste final de semana, 400 escolas estaduais permanecerão abertas para desenvolver atividades ligadas ao tema.

Federal
O ministro da Saúde, Barjas Negri, afirmou ontem acreditar no sucesso do Dia D de Combate ao Dengue, devido à mobilização em todo o país. No entanto, Negri pediu para que as famílias façam sua parte na luta contra a doença, pois 90% dos focos do mosquito Aedes aegypti encontram-se dentro de residências.

Negri visitou duas casas no bairro da Urca, na Zona Sul do Rio de Janeiro, junto com a governadora Benedita da Silva para mostrar como a população deve prevenir-se.

O ministro disse esperar que o número de casos da doença seja reduzido em 50% no próximo verão em todo o país.

Patrícia Evelyn