Dez motivos para conhecer o Museu da Língua Portuguesa

Veja SP - 29 de março de 2006

qua, 29/03/2006 - 12h10 | Do Portal do Governo

Orlando Margarido

1 O Museu da Língua Portuguesa tem inauguração prevista para a próxima terça (21) e irá ocupar 4 000 metros quadrados na Estação da Luz. Trata-se de uma grande instalação audiovisual voltada ao idioma, realizada pela Secretaria Estadual da Cultura e pela Fundação Roberto Marinho, ao custo de 37 milhões de reais.

2 Ao entrar nos elevadores panorâmicos, o visitante observa a árvore de aço criada pelo designer Rafic Farah e ouve a narração de um poema pelo cantor Arnaldo Antunes. Na parte superior da recém-restaurada estação, antes ocupada pelo setor administrativo, há seis salas com filmes, projeções e equipamentos interativos.

3 A primeira parada é no auditório, onde o público assiste a um filme sobre a origem da linguagem e dos idiomas. Especialistas explicam em seus depoimentos as particularidades do português no Brasil.

4 Uma espécie de planetário, a Praça da Língua tem imagens projetadas no teto. No chão são exibidos trechos de textos de Gonçalves Dias e Machado de Assis, entre outros autores. O áudio traz vozes como a do compositor Chico Buarque e a do ator Matheus Nachtergaele.

5 O módulo mais interessante do projeto começa com um painel lateral de 106 metros de comprimento – tamanho próximo ao da plataforma de trem – que mostra onze filmes de seis minutos cada um. São imagens que vão do Carnaval à culinária.

6 Duas atrações unem brincadeiras e interação. A primeira é a Galeria das Influências, com seis totens dedicados às línguas e aos povos que contribuíram para formar o idioma no Brasil. Ao encostar o dedo na palavra escolhida, o visitante vê (e ouve) sua tradução em diversos idiomas. A outra propõe um jogo eletrônico. Com as mãos no monitor, o participante junta palavras e conhece sua etimologia.

7 Na sala das exposições temporárias, a diretora Bia Lessa bolou uma cenografia comemorativa dos cinqüenta anos de Grande Sertão: Veredas. Fac-símiles de originais do clássico de Guimarães Rosa, cedidos pelo bibliófilo José Mindlin, foram ampliados e pendurados em painéis. É só puxar uma cordinha e ler o livro todo se quiser.

8 Visitar o museu é também uma ótima oportunidade de conhecer por dentro o restauro da Estação da Luz, sob a responsabilidade dos arquitetos Paulo e Pedro Mendes da Rocha, pai e filho. A ala oeste, onde ficam agora o setor educativo e os auditórios, foi preservada do incêndio que quase destruiu o prédio em 1946.

9 Se der vontade de tomar um cafezinho, basta atravessar a rua e sentar-se ao ar livre no Café da Pinacoteca (ter. a dom. 10h/18h), de frente para o Parque da Luz. No Museu da Língua Portuguesa, o serviço está previsto para maio.

10 Aproveite para conferir outras atrações da região. Além da vizinha Pinacoteca, ficam bem próximos dali a Estação Pinacoteca, a Sala São Paulo, com ótimas apresentações da Orquestra Sinfônica do Estado, e o Museu de Arte Sacra.

• Museu da Língua Portuguesa. Estação da Luz. Praça da Luz, s/nº,  3221-1820, Metrô Luz. Terça a domingo, 10h às 18h. R$ 4,00. Grátis aos sábados.