Dez Etecs e Fatecs do ABC terão racionalização de energia

Diário do Grande ABC

sex, 07/08/2009 - 9h03 | Do Portal do Governo

O Grande ABC terá 10 Etecs ( Escolas Técnicas) e Fatecs (Faculdades de Tecnologia) beneficiadas por um contrato entre o Estado de São Paulo e a AES Eletropaulo para racionalizar uso de energia elétrica. O acordo, que tem custo de R$ 2,3 milhões bancado pela empresa de distribuição de energia foi assinado ontem de manhã pelo secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin. 

Em todo o Estado, 21 Etecs e cinco Fatecs serão alvo do programa. “”O objetivo desta iniciativa conjunta é economizar mais de R$ 1 milhão por ano em energia elétrica”, afirmou Alckmin. “Vamos iluminar mais gastando menos.” 

Todos os estabelecimentos de ensino contemplados ficam na Grande São Paulo; são 10 do Grande ABC e 16 da Capital. Na região, entram no programa as Etecs de Diadema, Mauá e Ribeirão Pires, a Jorge Street (em São Caetano), Lauro Gomes (São Bernardo) e a Júlio de Mesquita (Santo André); e as Fatecs Mauá, Santo André, São Bernardo e São Caetano. 

Entre as medidas que entrarão em prática, em um prazo de um ano, estão o combate ao desperdício, eficiência de equipamentos e otimização de processos. “O programa permitirá a formação de uma cultura contra o desperdício, o que também é uma preocupação dos nossos alunos em tempos de aquecimento do planeta”, disse a professora Laura Laganá, diretora-superintendente do Centro Paula Souza, responsável pelas Etecs e Fatecs. “Vamos envolver os estudantes nesse programa de economia de energia.” 

O presidente da AES Eletropaulo, Britaldo Pedrosa Soares, também destacou os benefícios da iniciativa. “A parceria é importante nas áreas educacional, ambiental, cultural e de saúde, com uma iluminação mais eficiente das salas de aula.”