Desconto na água: economia começa hoje

Jornal da Tarde - Segunda-feira, 15 de março de 2004

seg, 15/03/2004 - 9h11 | Do Portal do Governo

Moradores da região metropolitana receberão em casa as faturas com a meta de redução de consumo e, quem conseguir atingi-la, ganhará abatimento de 20% no valor da conta de abril

A partir de hoje, os moradores da região metropolitana começarão a receber em casa as faturas da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) com a meta de redução de consumo que deverão alcançar para ter desconto em suas contas. O abatimento começará a ser concedido em 15 de abril e está previsto no Programa de Incentivo à Redução do Consumo de Água, do governo do Estado, que tem por objetivo evitar racionamentos no Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de 9 milhões de pessoas e cujo nível de água chegou a zero na semana passada.

O programa prevê que todos os clientes da Sabesp que atingirem uma redução de 20% em suas médias de consumo de água receberão um desconto de 20% no valor final de suas contas. O benefício será concedido até outubro, quando acaba o período de estiagem.

A Sabesp já vinha tentando estimular a economia de água por meio da campanha ‘Olha o Nível’, com anúncios nos principais veículos da mídia e faixas colocadas nos principais cruzamentos da Cidade. A campanha, porém – elaborada com o objetivo de fazer com que os moradores da Grande São Paulo reduzissem em até 25% o consumo -, resultou numa economia de apenas 10%.

A esse resultado insuficiente somou-se a pouca chuva na bacia dos rios que formam o Sistema Cantareira, como o Jaguari e o Cachoeira, cujas nascentes se localizam no Sul de Minas Gerais.

Os técnicos da Sabesp apostam que as chuvas se intensificarão nas próximas semanas e esperam que, em abril – início do período de estiagem -, ocorra como em 1983, quando as precipitações chegaram a 210 mm. Como não existe a certeza das chuvas, porém, a empresa optou por incentivar a economia.

Assim, na semana passada, o governador Geraldo Alckmin, anunciou pessoalmente a criação do Programa de Incentivo, que pretende acabar com a necessidade de um eventual racionamento. ‘Se conseguirmos essa redução e chover pelo menos 75% das médias históricas no período de seca, não haverá racionamento durante o outono e o inverno’, garantiu o presidente da Sabesp, Dalmo Nogueira.