Dersa vai ampliar área de embarque da balsa

A Tribuna - Santos - Quarta-feira, 13 de outubro de 2004

qua, 13/10/2004 - 12h34 | Do Portal do Governo

Da Reportagem

A Dersa pretende investir R$ 1,8 milhão na ampliação da área de embarque da travessia de balsas, em Santos, e no remanejamento das cabines de pedágio, em Guarujá. As intervenções, segundo a empresa, reduzirão filas e tornarão mais ágil o transporte de veículos entre as duas cidades. As obras, porém, só devem começar após a temporada de verão.

Em Santos, a Dersa já abriu licitação para criar duas novas faixas para veículos no bolsão de embarque. Ao invés das três atuais, serão cinco, o que aumentará a capacidade de carros no local. Com isso, a empresa espera agilizar o ingresso dos automóveis nas balsas e reduzir as filas, que em alguns dias e horários de pico se estendem até o Canal 6.

Já em Guarujá, o processo licitatório ainda não foi iniciado, mas há planos concretos de alterar o posicionamento das cabines de pedágio. Elas serão alinhadas de forma a tornar mais rápida a cobrança.

Além disso, a empresa planeja instalar uma nova cabine na Avenida Ademar de Barros, que será exclusivamente destinada aos motoristas que embarcarem no antigo atracadouro.

Hoje, segundo a empresa, o embarque nesta plataforma é demorado, pois os veículos têm que ir até o atracadouro principal, fazer o retorno para, só então, chegar ao local que dá acesso à balsa.

‘‘É um transtorno que desagrada os usuários e que queremos eliminar’’, afirma o gerente de Operações da Dersa, Ricardo Goulart.

Segundo ele, as obras em Santos podem começar antes mesmo do fim da temporada. ‘‘Se isso acontecer, vamos procurar minimizar ao máximo os transtornos, para que os trabalhos não atrapalhem o sistema de travessias’’.

Já em Guarujá, não há previsão de quando será aberta a licitação.