Dersa mostra trabalho que vem sendo feito na Estrada Velha

A Tribuna - Santos - 8/9/2003

seg, 08/09/2003 - 9h52 | Do Portal do Governo

Integrantes do Partido Verde (PV) convenceram-se ontem que a Dersa está acelerando o projeto de reforma da Estrada Velha do Caminho do Mar, e tem condições de concluir a construção de dois pontilhões de madeira sobre trechos que desabaram no km 48, no prazo estabelecido para reabrir a rodovia histórica: até o final do primeiro trimestre do próximo ano.

Dificuldades orçamentárias, causadas pela queda na arrecadação do Estado e também técnicas, impediram a instalação dos dois pontilhões a tempo de permitir passeios a pé ontem, Dia da Independência. Mesmo assim, o diretor de Operações da empresa, Luiz Carlos Godas, levou (a convite do secretário dos Transportes, Dario Rais Lopes) um grupo de 21 ecologistas, liderados pelo presidente do PV, Rolando Roebbelen, até o ponto onde ocorreram os deslizamentos das encostas e das placas de concreto da pista, em 1994.

Os ecologistas seguiram a pé, subindo dois quilômetros, desde a Refinaria Presidente Bernardes, até o Km 48, onde houve os deslizamentos. Utilizando técnicas avançadas, a Dersa está removendo as partes do maciço rochoso até encontrar solo mais resistente, nos pontos onde se assentarão as cabeceiras das pontes de madeira.

O próximo passo, segundo Luiz Carlos Godas, será levar para o local as duas pontes (de madeira resistente e tratada, com durabilidade de 20 anos), que estão sendo montadas em uma empresa especializada. Elas serão colocadas nas cabeceiras de concreto que estão sendo construídas na parte rochosa, para evitar que sejam levadas pelas águas das duas cachoeiras existentes na área.

Samba

Rolando Roebbelen disse que durante a visita ficou demonstrado que, além das pontes, falta ainda reconstruir trechos dos acostamentos que deslizaram à direita da pista, no sentido de quem desce. ‘‘Mas, de forma geral, ficamos satisfeitos com o trabalho executado pela Dersa. Nosso propósito permanece o mesmo: convencer o Governo da necessidade de concluir a reforma e abrir o acesso a qualquer pessoa que queira visitar este santuário ecológico, ainda que a pé, como pretende a Dersa. Gostariamos também que a Emae e o Instituto Florestal viessem a Cubatão explicar como implantarão o projeto turístico nessa área e como farão a reforma dos monumentos ao longo da estrada’’.

O passeio, do qual participaram cinco adolescentes e também ecologistas como Gunther Bantel e Jack Rafal contribuiu para reforçar a tese de que a estrada não pode continuar fechada aos moradores da região.

A reabertura ocorrerá até o final de março de 2004. Os ecologistas pretendem promover uma festa no dia da reabertura. Vice-presidente do PV, Pedro Dias de Assis, dirigente da Escola de Samba Nações Unidas, quer realizar um desfile carnavalesco, em trechos da estrada.