DER reinicia obra na rodovia Rio-Santos

Jornal ValeParaibano - São José dos Campos - Quinta-feira, 2 de setembro de 2004

qui, 02/09/2004 - 9h03 | Do Portal do Governo

Acordo firmado com moradores garante mudanças no projeto para aumentar segurança no trecho de Caraguá
Caraguatatuba

O DER (Departamento de Estrada de Rodagem) reiniciou, na última terça-feira, as obras entre os km 97 e 99 da rodovia Rio-Santos em Caraguatatuba.

As obras estavam embargadas desde abril pelo Ministério Público, porque o projeto inicial do DER isolaria três bairros.

A liberação das obras ocorreu a partir de uma liminar obtida pelo DER no TJ (Tribunal de Justiça) no último dia 13 e depois de um acordo firmado com o MP, Prefeitura e Associação dos Moradores dos Bairros Cidade Jardim, Canta Galo e Martin de Sá.

Segundo a advogada Sandra Mascari, que representa a associação de moradores, o DER aceitou atender 6 das 7 propostas apresentadas pela associaçãos para aumentar a segurança no trecho. ‘Ficou pendente apenas a implantação de uma rotatória no acesso ao bairro Cidade Jardim, ainda em estudos por parte do DER’, disse.

O promotor de Habitação e Urbanismo de Caraguá, Fábio Rodrigues Lima, disse que o DER se comprometeu respeitar e acatar todas as alterações propostas pelos moradores. Segundo ele, engenheiros da prefeitura ficaram de apresentar ao MP um projeto para viabilizar o acesso ao bairro Cidade Jardim.

O promotor afirmou que a associação ficará atenta às obras para checar se as alterações propostas serão acatadas.

Entre as revindicações que serão atendidas pelo DER estão equipamentos de segurança e sinalização para travessia de pedestres no trecho, implantação de uma alça de retorno em frente ao Hospital São Camilo e a abertura do canteiro central em vários trechos para facilitar a travessia de pedestres.

CRONOGRAMA – O diretor técnico do DER, Jorge Jobran, confirmou ontem que todas as reivindicações feitas pelos moradores serão acatadas, menos a implantação da rotatória no acesso ao bairro Cidade Jardim. ‘Estamos estudando um alternativa para permitir o acesso de veículos ao bairro’, afirmou. Segundo Jobran, as obras entre os km 97 e 99 serão finalizadas até o final de setembro.

De acordo com Jobran, no trecho em frente ao Fórum, parte dos equipamentos de segurança serão viabilizados pela prefeitura por se tratar de perímetro urbano da cidade.

As obras ao longo dos 43 km entre Caraguá e Ubatuba devem ser finalizadas, segundo ele, até o início de dezembro para que não seja prejudicado o tráfego de veículos durante a temporada de verão.

INVESTIMENTO – O governo está investindo cerca de R$ 97 milhões na recuperação de cinco trechos da Rio-Santos que cortam o Litoral Norte. A obra teve início no mês de março de 2003.

A recuperação do trecho que corta a Martin de Sá foi embargada pela Justiça no dia 20 de abril, que acatou iminar em ação civil pública proposta pelo Ministério Público.

Em maio, os moradores vizinhos à obra chegaram a realizar um protesto no local, pedindo mudanças no projeto original do DER.