DER assume projeto de novo anel viário de Piracicaba

Jornal de Piracicaba - Terça-feira, 5 de abril de 2005

ter, 05/04/2005 - 9h01 | Do Portal do Governo

Medida é considerada primeiro passo para viabilização da obra que tem custo estimado em R$ 75 milhões pelo Piracicaba 2010, que também fez estudo sobre o tema

O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) assumiu a realização de um anteprojeto sobre o novo anel viário de Piracicaba, medida considerada como o primeiro passo para viabilização da obra. O órgão, ligado à Secretaria de Estado dos Transportes, informou que começou a fazer um estudo de novo trajeto para o trecho baseado em proposta elaborada pela ONG (organização não-governamental) Piracicaba 2010. A intenção é avaliar a viabilidade do traçado proposto e fazer um orçamento do futuro projeto-executivo e das intervenções necessárias.

Segundo o prefeito Barjas Negri (PSDB), as negociações com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) para a construção do novo anel viário começaram a ser feitas no início do ano e já haveria uma autorização governamental à Secretaria dos Transportes para contratação do projeto-executivo da obra. ‘Discuti o anel viário e fui mostrar ao governador, que autorizou a contratação do projeto-executivo. Atualmente está se fazendo estudo para o anteprojeto’, disse. O DER informou não há um prazo estimado para o estudo ficar pronto.

Caso seja confirmada a promoção de um projeto-executivo de obras, o plano de anel viário feito pela gestão anterior, do prefeito José Machado (PT), e incluído no projeto de Plano Diretor, deverá ser abandonado. A diferença entre a proposta de Machado e a da ONG é que a primeira prevê o uso de estradas municipais na composição do anel e a que está em análise no DER faz um trajeto mais longo e formado só por rodovias. O custo estimado pela ONG 2010 para a obra é de R$ 75 milhões, valor que será revisto pelo Estado. Um dos responsáveis pelo estudo é o atual secretário municipal de Trânsito e Transportes, Mário Miotto.

‘Se depender de mim não mantemos o projeto do governo anterior, pois ele pavimenta estradas municipais, que não têm características técnicas adeqüadas a um anel que deve ser rodoviário. Ainda não sei muitos detalhes sobre a possibilidade de o Estado assumir a obra, mas sei que eles estão discutindo detalhes da nossa proposta’, disse Miotto.

De acordo com Miotto, a proposta elaborada pela ONG Piracicaba 2010, prevê a construção de extensões no atual anel viário que somariam cerca de 40 quilômetros, a maior delas a ser empregada em uma possível continuação da Rodovia do Açúcar até a entrada de Rio Claro.

Independentemente do rumo que tomará o estudo do Estado, porém, o secretário piracicabano já informou que entrou em contato com o DER e a Polícia Militar para tentar fazer operações de bloqueio a entrada de caminhões em Piracicaba, forçando passagem pelo atual anel viário.

A viabilização da construção de um novo anel viário na entrada de Piracicaba foi uma das principais promessas do prefeito Barjas Negri durante a campanha eleitoral, no ano passado. Em seus discursos, ele sustentou que iria brigar pela realização da obra junto ao governo estadual, cujo governador é do mesmo partido, o PSDB.

A ampliação do anel viário é buscada pelo governo municipal para oferecer melhor estrutura ao transporte rodoviário, atrair empresas e evitar que caminhões passem por dentro de Piracicaba para levar produtos a outros municípios da região.