Depois do Bom Retiro, Pari terá PMs de bicicleta

Diário de S. Paulo - São Paulo - Quarta-feira, 11 de agosto de 2004

qua, 11/08/2004 - 9h45 | Do Portal do Governo

Meio de transporte facilita o deslocamento em locais onde o fluxo de veículos e pedestres é grande

Plínio Delphino

O bairro do Pari, na região central da cidade, vai ganhar um novo tipo de patrulhamento realizado pela Polícia Militar: 40 PMs ciclistas da 3ª Companhia do 13º Batalhão passarão a circular pela região, com objetivo de evitar crimes e ampliar o contato com a comunidade. Segundo a tenente-coronel Ângela Di Marzio Godoy Vasconcelos, comandante do 13º Batalhão, esse tipo de veículo facilita o deslocamento em locais de muito trânsito e de grande fluxo de circulação de pessoas. ‘Sem perda para o caráter comunitário da PM.’

As bicicletas serão entregues em cerimônia do 34º aniversário do batalhão, que será realizada no próximo dia 15 na Praça República da Coréia. A aquisição das bicicletas, segundo a comandante, foi um esforço conjunto da PM, comunidade e iniciativa privada.

Segundo a oficial o patrulhamento com bicicletas na área do batalhão foi iniciado em 15 de agosto do ano passado. ‘Começamos com 25 bicicletas na área da 1ª Companhia, que corresponde à região do Bom Retiro. Quem sabe até o próximo ano tenhamos bikes também na 2ª Companhia, em Santa Cecília’, disse.

Segundo Ângela, os PMs nas bicicletas na área da 1ª Companhia atendem cerca de um terço das ocorrências, que oscilam entre 80 e 120 ao mês. ‘Isso diretamente ou em apoio’, afirmou.