Dengue: campanha mobiliza Estado

Jornal da Tarde - Sexta-feira, 18 de novembro de 2005

sex, 18/11/2005 - 11h38 | Do Portal do Governo

CHARLISE MORAIS

Amanhã é o Dia D de Combate à Dengue. Para orientar e alertar a população sobre os perigos da doença, atividades de conscientização e prevenção serão realizadas em todo o Estado, sempre com a participação da população.

A doença, que costuma surgir com maior intensidade no verão, já atingiu 5.062 pessoas no Estado, este ano, contra 3.049 casos registrados no ano passado. Apesar do aumento no número de casos, os números ainda são bem menores que os registrados em 2001, por exemplo, com 51.668 ocorrências.

O secretário de saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, alerta a população sobre a importância da atenção imediata para os perigos da dengue. “Estamos perto do verão e precisamos adotar ações imediatamente. Caso contrário poderão surgir muitos casos nos próximos meses”.

Na Capital, a programação envolverá todas as regiões. Na Zona Oeste, haverá atividades educativas nas ruas e shoppings do Butantã e da Lapa. Na Zona Leste, agentes de saúde irão percorrer as ruas e feiras livres nos bairros da Mooca e Aricanduva, distribuindo folhetos e orientando a população. Na Cidade Tiradentes e em Guaianazes, além de distribuição de material educativo, vai ter teatro, sessões de vídeo, pedágio e gincanas.

A população do Ipiranga, na Zona Sul, estará participando da Operação Cata Bagulho recolherá madeira, metal, móveis e pneus velhos. Os moradores deverão colocar os materiais na porta de casa, das 7h às 10h.

A operação também será realizada no Jardim Guançã, Zona Norte, das 7h às 11h. E a população vai poder participar de uma programação especial que acontecerá na Praça Luísa de Marsillac. Das 9h às 13h, a animação ficará por conta dos artistas do bairro.

Também serão promovidos jogos educativos, exposição de trabalhos feitos por alunos das escolas da região e uma partida de futebol entre o time da comunidade e agentes de combate a dengue. As atividades também se estendem para o Grande ABC, Litoral Norte e Sul e Interior.