‘Dengue Boy’ visita escolas de Campinas

Correio Popular - Campinas - Quinta-feira, 25 de março de 2004

qui, 25/03/2004 - 9h56 | Do Portal do Governo

Personagem criado pela Secretaria Estadual de Saúde ensina crianças a combater o mosquito

Delma Medeiros, da Agência Anhangüera

O ‘Dengue Boy’, novo aliado da população no combate à dengue, esteve ontem em Campinas, em visita a duas escolas estaduais. O personagem, criado pela Secretaria de Estado da Saúde para a campanha preventiva deste ano, distribuiu máscaras e bolas para as crianças e orientou sobre a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

O objetivo da campanha ‘Chute a dengue pra fora daqui’ é educar as crianças para que elas atuem como agentes multiplicadores, levando a orientação aos pais.

Para Rejane Reis Campos, diretora da Escola Estadual Professora Cecília Pereira, no Jardim São Fernando, o personagem cria uma identificação imediata com as crianças, completando o trabalho educativo que as unidades de ensino desenvolvem com os alunos durante o ano.

O ‘Dengue Boy’, que estevem também na escola Valentina Figueira, no Jardim Ieda, começou por Campinas uma maratona de visitas por cidades do interior de São Paulo.

Controle

Os dados da Secretaria Estadual de Saúde mostram que a dengue está sob controle no Estado. No primeiro bimestre deste ano foram confirmados 305 casos da doença no Estado, 94% a menos que em janeiro e fevereiro de 2003, quando houve 5.091 casos.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, os dados são animadores, mas ainda não é hora de comemorar.

A campanha deste ano foi lançada na última terça-feira, com o Dia D de Combate à Dengue, que prevê atividades educativas em todas as cidades do Estado. Em Campinas, o Dia D ocorre no próximo sábado, 27 de março, com uma série de ações na Lagoa do Taquaral. Este ano, a cidade registrou 16 casos de dengue.

O número mostra que as ações preventivas contínuas têm dado resultados. Em 2002, quando a cidade viveu sua pior epidemia, foram registrados 1.462 casos de dengue, volume que caiu para 452 no ano passado.

O ‘Dengue Boy’ distribuiu ainda informes com os mandamentos de controle da dengue, que incluem furar ou colocar areia nos vasos de plantas, manter as caixas d’água fechadas e limpas, guardar pneus e garrafas em local seco e coberto e com as bocas fechadas, quebrar e preencher com cimento os gargalos de garrafas colocados em muros, manter calhas limpas e desentupidas, colocar tela nos ralos, guardar baldes, bacias e potes virados para baixo e em local coberto, tratar a água das piscinas com cloro ou produtos específicos, e lavar as bandejas de geladeiras e de aparelhos de ar-condicionado duas vezes por semana.