Defesa Civil inicia operação para a estação de chuvas

Diário de S. Paulo - São Paulo - Quinta-feira, 2 de dezembro de 2004

qui, 02/12/2004 - 9h20 | Do Portal do Governo

PATRÍCIA EVELYN

A Defesa Civil Estadual iniciou ontem sua Operação Verão, que visa evitar mortes provocadas pelas chuvas. Entre 1º de dezembro de 2003 e 31 de março de 2004, 29 pessoas morreram, 47 ficaram feridas e 4.412, desabrigadas devido ao problema. Cento e três municípios paulistas considerados de risco são o alvo principal da operação.

Até 31 de março, profissionais de Defesa Civil dos municípios, de secretarias municipais e estaduais como Habitação, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, institutos técnicos, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros estarão prontos para atender solicitações de emergência, de prevenção ou de recuperação de áreas.

Para garantir o sucesso da operação, agentes municipais receberam capacitação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), do Instituto Geológico (IG) e do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee). As equipes receberam orientação para acompanhar os boletins meteorológicos emitidos pelo Centro de Gerenciamento de Emergências, usar o pluviômetro para saber quando a intensidade das chuvas pode causar riscos de deslizamentos e identificar riscos iminentes de deslizamentos.

No ano passado, os municípios do Vale do Ribeira foram os mais castigados pelas chuvas, com 1.946 pessoas desabrigadas. Na região de Sorocaba, foram 1.453 desabrigados e na Grande São Paulo, excluindo o ABC, 482 pessoas.