Das ruas para o universo de Machado de Assis e Paulo Coelho

O Estado de São Paulo - Sexta-feira, dia 30 de junho de 2006

sex, 30/06/2006 - 10h47 | Do Portal do Governo

Estado e Prefeitura inauguram biblioteca com 3 mil livros e brinquedoteca em um albergue

MOACIR ASSUNÇÃO, CANINDÉ

Personagens como Machado de Assis, Castro Alves e Paulo Coelho, entre muitos outros, passaram a fazer parte do cotidiano de moradores de rua que vivem em albergues da Prefeitura. Foi inaugurada na semana passada uma biblioteca com 3 mil livros e uma brinquedoteca para as crianças do albergue Ueze Zahram, que fica na Rua Comendador Nestor Pereira, 75, no Canindé. A inauguração selou uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e a Secretaria Estadual de Cultura, por meio do programa São Paulo: um Estado de Leitores. A proposta é que seja estendido para todos os albergues.

“Esta é uma tentativa de ir além do básico, que são a sopa e o acolhimento. Queremos que, em vez da viagem nefasta das drogas e do álcool, eles tenham uma viagem saudável com os livros”, explica o secretário municipal de Assistência, Floriano Pesaro. A sala de leitura e a brinquedoteca vão funcionar das 14 às 20 horas.

Equipada com mesas, brinquedos, jogos e livros para dez crianças que vivem no local, acompanhadas das mães, a brinquedoteca também deverá ser um dos espaços mais freqüentados. O Ueze Zahram cedeu uma sala que, após a pintura, os reparos e a decoração, está pronta para receber quem tem até 12 anos. “A brinquedoteca é um espaço com diferentes oportunidades para exercer o direito de brincar, favorecendo desenvolvimento cultural, resgate e valorização de jogos e brincadeiras”, ressalta Pesaro.

A parceria, entre Prefeitura e Estado, tem como objetivo aumentar o número de leitores na cidade, principalmente moradores em situação de rua, e despertar neles a inspiração, a curiosidade e a identidade pela leitura. “A população mais vulnerável não tem acesso a livros. A intenção é ampliar o projeto para outros equipamentos da rede de proteção social da secretaria”, acrescenta Pesaro, que ressalta que outra biblioteca será aberta, no mês de julho, no Albergue Cirineu.

Entre as opções na nova biblioteca estão livros de auto-ajuda, clássicos da literatura brasileira e estrangeira, enciclopédias e obras de história e romance, em sua maior parte doados pela Secretaria de Estado da Cultura. A população também contribuiu com doações . Além disso, há livros didáticos de todas as matérias.

De acordo com José Luiz Goldfarb, coordenador do Programa São Paulo: Um Estado de Leitores, a parceria prevê também a capacitação de um funcionário de cada uma das bibliotecas e atividades de estímulo à leitura por parte da Secretaria do Estado de Cultura. “Acreditamos que a leitura é uma possibilidade de desenvolvimento e inclusão social”, comenta.