Daesp conclui layout do aeroporto

A Tribuna - Santos - Quinta-feira, 27 de maio de 2004

qui, 27/05/2004 - 10h16 | Do Portal do Governo

Da Sucursal de Guarujá

O Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) concluiu o layout do futuro Aeroporto Civil Metropolitano, que ocupará parte das instalações da Base Aérea de Santos. O estudo gráfico consiste na disposição dos setores do aeroporto dentro da área militar e representa a primeira fase do projeto básico. Para a sua conclusão, falta apenas a definição do local que abrigará o novo paiol e o novo estande de tiro da Base Aérea, situada no Distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá.

Ontem, o prefeito Maurici Mariano esteve na sede do 4º. Comando Aéreo Regional (4º Comar), na Capital, mas não conseguiu conversar com o major-brigadeiro Paulo Roberto Cardoso Villarinho, que comanda a unidade militar, pois ele havia viajado para o Rio de Janeiro. Maurici pretende agilizar a transferência dos equipamentos para outra área da unidade militar.

Essa indefinição está dificultando a conclusão do projeto básico do terminal de passageiros. O documento que balizará a obra já poderia estar pronto desde meados de abril não fosse a demora do setor de engenharia do 4º. Comar para remanejar os armamentos e munições da Base e o estande de treinamento dos militares com armas de fogo.

‘‘Temos tentado agilizar esse processo porque temos outras atividades pela frente. Não podemos nos prender muito mais tempo nesse trabalho’’, resumiu na última terça-feira o superintendente do Daesp, José Mauro de Figueiredo Garcia.

Conforme salientou, apesar de ainda não ter o projeto executivo, o trabalho que está sendo desenvolvido pelo Daesp terá um nível de informações tão elevado que permitirá à Prefeitura abrir a licitação antes do prazo previsto, desde que a vencedora da concorrência assuma o compromisso de fazer o detalhamento da obra.

Naturalmente, o edital só será lançado depois que o Município obtiver o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto no Meio Ambiente (EIA-Rima).

O projeto básico vai determinar a quantidade de solo a ser removido e as características da compactação que terá de ser executada, além de definir o volume de brita a ser empregada. O documento será acompanhado de uma planilha com a estimativa do orçamento da obra.
Solo

Na ultima terça-feira, a Prefeitura entregou ao Daesp o estudo de sondagem do terreno que abrigará o futuro terminal de passageiros. Para concluir esse trabalho, os engenheiros contratados pela Prefeitura perfuraram 20 locais a fim de analisar as características do solo.

O objetivo era apontar a resistência, a permeabilidade e o nível do lençol freático, informações essenciais para definir a necessidade ou não de substituição do solo da área que abrigará o futuro terminal de passageiros, o pátio de manobras e o prolongamento da pista dos atuais 1.400 metros para 1.700, possibilitando o pouso de aeronaves do porte do Boeing 737.

O estudo de sondagem, que incluiu mapas, deverá permitir uma avaliação mais apurada sobre o que fazer com a elevação de aproximadamente 30 metros do solo próximo à área destinada ao futuro terminal de passageiros. Em fevereiro, o Município já havia repassado ao Daesp o estudo altimétrico do local.