Da Terra ao Sol no metrô de São Paulo

Jornal da Tarde - Quarta-feira, 23 de maio de 2007

qua, 23/05/2007 - 11h52 | Do Portal do Governo

Jornal da Tarde

Próxima estação, Sol. O aviso que se ouve a bordo dos trens do Metrô poderia ter sido esse na noite de anteontem: os trens paulistanos, em operação comercial desde 1974, ultrapassaram a marca dos 300 milhões de quilômetros rodados nas quatro linhas atualmente em operação: quilometragem suficiente para ir da Terra ao Sol e voltar.

A marca de distância ultrapassada na noite de segunda-feira, que soma todos os trajetos realizados desde a inauguração do Metrô, representa também 7.486 voltas em torno da Terra, pela Linha do Equador. Todos os dias, os trens do Metrô fazem 2.900 viagens. Eles percorrem mais de 1,3 milhão de quilômetros todos os meses, em média.

Os veteranos entre as 117 composições da rede são os 51 trens em operação na Linha 1 – Azul (Jabaquara – Tucuruvi), que ainda são os originais, adquiridos pela companhia em 1972 para a inauguração das operações. Os trens foram modernizados nos últimos 30 anos e, segundo o Metrô, são seguros e ainda têm vida útil de mais de 10 anos.

Entre os números expressivos do Metrô está a média diária de passageiros transportados – 3 milhões – que faz com que nas duas linhas mais lotadas, nos horários de pico, a média seja de oito pessoas por metro quadrado. A única linha que opera abaixo da capacidade é a 5 – Lilás (Capão Redondo – Largo Treze), que transporta em média 100 mil passageiros por dia, metade da sua capacidade. É lá que estão os trens mais novos,adquiridos em 2002 e os únicos do sistema a possuir ar condicionado.

Na Linha 1 e principalmente na Linha 3 – Vermelha (Corinthians/Itaquera – Palmeiras/Barra Funda) as maiores reclamações dos usuários, além do aperto nos horários de pico, que aumentou depois da integração com o bilhete único (concluída há um ano) vão para o calor no interior dos trens.

Até 2012, o Metrô deve ganhar 47 novas composições, que aumentarão a frota da companhia em 40%. A ordem de serviço para a fabricação dos trens foi assinada no início do mês pelo governador José Serra, a um custo de R$ 500 milhões.

A meta da Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos é reduzir em 15% o intervalo de tempo na Linha 2 – Verde (Vila Madalena – Imigrantes), nos horários de pico. A linha deve ser a primeira a ganhar seus novos trens, que serão 16 e chegarão até 2009.

A Companhia do Metrô também divulgou seus dados sobre manutenção, acumulados desde o início das operações. Foram trocadas 534 mil pastilhas de freio de trens, 11.800 rodas e substituídas 169 mil janelas.

A frota também consumiu 731 mil litros de óleo. Apenas nas oficinas de trens o Metrô mantém 2 mil funcionários.