D. Scherer vai receber o papa Bento XVI em SP

Bispo auxiliar e secretário geral da CNBB, Odilo Scherer foi designado arcebispo de São Paulo

qui, 22/03/2007 - 15h49 | Do Portal do Governo

Do Estadao.com

 A nomeação do bispo Odilo Scherer para o arcebispado de São Paulo faz parte dos preparativos para a viagem do papa Bento XVI à capital paulista, que agora terá um representante oficial da igreja para recebe-lo como arcebispo paulistano, cargo anteriormente ocupado por d. Claudio Hummes que deixou a Arquidiocese após ser nomeado prefeito da Congregação para o Clero, em 31 de outubro de 2006.

No anúncio apostólico, d. Lorenzo Baldisseri salientou que “esta nomeação de d. Odilo é muito significativa, não só para que o papa seja recebido por um arcebispo, mas para dizer ao povo brasileiro que um membro desta Igreja tem esta capacidade. Isto é uma honra para toda a Igreja brasileira”. O novo arcebispo de São Paulo vai dar entrevista na noite desta quarta-feira na Rede Vida de Televisão, por volta das 22 horas, no programa Tribuna Independente. Ao ser nomeado, d. Scherer afirmou que sua principal preocupação no novo cargo será elevar a presença da Igreja na metrópole.

Para d. Scherer, atual secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Igreja Católica não tem tido uma atuação “adequada” nas grandes cidades e em São Paulo tem o desafio de garantir a construção de mais paróquias e estimular a maior participação dos leigos cristãos na vida da comunidade.

Questionado se o papa Bento XVI e a própria Igreja Católica não estariam “fora do tempo” ao assumir posições como a condenação do segundo casamento, d.Scherer negou. “Certamente não”, afirmou. “Eu compreendo a dificuldade que muitas vezes existe em se compreender a posição, a figura do papa num mundo controvertido, de diversidade de pensamento, de opiniões.”

Para o novo arcebispo, a vinda do papa mostra a importância dada pelo Vaticano à América Latina, onde estão concentrados mais de 50 por cento dos católicos do mundo.

Nota

A Arquidiocese paulistana distribuiu, através de d. Manoel Parrado, que é o administrador apostólico da Arquidiocese de São Paulo, uma nota resumindo a carreira de d. Odilo, esclarecendo que a nomeação ocorreu nesta quarta e que d. Odilo Pedro Scherer (o nome completo), até então era bispo auxiliar da Arquidiocese e secretário geral da CNBB.

No site da CNBB, há um artigo publicado pelo então bispo auxiliar d. Odilo Scherer sobre a exortação do papa Bento XVI, denominada de Sacramentum Caritatis (Sacramento do Amor).

Diz d. Odilo Scherer que a “Exortação Apostólica Sacramentum Caritatis, de fato, é um convite a redescobrir a centralidade de Jesus Cristo na vida da Igreja e dos cristãos, e para a vida do mundo. Não estamos sozinhos, a debater-nos com a estreiteza de nossos horizontes e com nossos problemas: ´Ele está no meio de nós!´ Bento XVI convida-nos a reencontrar a alegria de sermos cristãos, olhando para a ´beleza´ e a riqueza que brota da nossa fé na Eucaristia. A Exortação é dirigida a todos os membros da Igreja. Vale a pena ler e saborear”.

Logo após ter sido designado a novo arcebispo, d. Odilo divulgou uma mensagem aos paulistanos. Leia a íntegra:

Mensagem ao povo de São Paulo

Querido povo da arquidiocese de São Paulo:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

A Providência de Deus envia-me hoje para ser arcebispo de São Paulo.

Agradeço a confiança da Igreja que, através do Papa Bento XVI, me confia tão alta missão.

Saúdo a todos com emoção e alegria, invocando sobre toda a arquidiocese as bênçãos de Deus.

Saúdo, de maneira especial, a Dom Manuel Parrado Carral, Administrador Apostólico, e os demais irmãos bispos auxiliares de São Paulo, que compartilham as responsabilidades da condução da arquidiocese.

Saúdo, com respeito, as autoridades e todas as pessoas que têm responsabilidades públicas; abraço os padres e diáconos, religiosas e religiosos, as lideranças do laicato e todo o querido povo das comunidades da arquidiocese. Saúdo com carinho os doentes, os pobres e todos aqueles que carregam uma pesada cruz de sofrimentos; peço que Deus os conforte e assista.

A cidade de São Paulo foi fundada por homens de valor, entre os quais, o Beato José de Anchieta, e colocada sob o patrocínio do grande apóstolo, São Paulo, missionário dos povos; foi construída por gente idealista e trabalhadora, com a contribuição de numerosas etnias e culturas; hoje é uma metrópole palpitante, cheia de vida e dinamismo, com infinitas potencialidades, mas também com inúmeras fragilidades e carências.

Grandes pastores governaram a arquidiocese, como os cardeais Dom Paulo Evaristo Arns e Dom Cláudio Hummes. Santos ali viveram seus dias e testemunharam a força do Evangelho de Jesus Cristo, como Madre Paulina e Frei Galvão.

Animado por tão insignes exemplos de dedicação e confiado na graça de Deus, coloco-me inteiramente à disposição de todos, para servi-los na medida de minhas forças. Já os trago a todos no meu coração. Rezem por mim! A Senhora Santana e Nossa Senhora da Assunção intercedam por nós todos junto de Deus! Deus os abençoe e guarde!

21 de março de 2007

Dom Odilo Pedro Scherer

Arcebispo designado de São Paulo