Cursos profissionalizantes na unidade Brás da Febem

Jornal da Tarde - Sexta-feira, 16 de janeiro de 2004

sex, 16/01/2004 - 10h52 | Do Portal do Governo

Duzentos adolescentes do regime de semiliberdade vão participar das atividades no primeiro centro de atendimento diferenciado do Estado

ANA PAULA SCINOCCA


O governo paulista inaugurou onte, no Brás, a primeira unidade de atendimento diferenciado da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem). Inicialmente serão atendidos 200 adolescentes, em regime de semiliberdade, que participarão de atividades educacionais e profissionalizantes durante oito horas diárias e à noite retornarão para suas casas.

Chamada de Espaço Educacional Profissionalizante, a nova unidade, que recebeu investimento de R$ 1,3 milhão, irá funcionar no antigo presídio do Hipódromo.

Outra novidade é o início do programa de co-gestão da Febem, em que parceiros da iniciativa privada e Estado atuam juntos para buscar a maneira mais adequada de inserir o menor infrator na sociedade. A ONG Instituto Mamãe (Associação de Assistência à Criança Santamarense) será a co-gestora da primeira unidade de semiliberdade.

Alckmin elogia novo modelo

Para o governador Geraldo Alckmin, a inauguração do novo modelo da Febem é um passo importante. ‘Você tinha praticamente internação e liberdade assistida. Agora teremos a semiliberdade, onde o adolescente passa o dia aqui, mas dorme em casa’ explicou, ressaltando o apoio da comunidade do Brás. ‘O nome Febem é estigmatizado e há preconceito. Mas a comunidade entendeu que agora o local será uma escola, uma oportunidade para os jovens, e ajudou até participando do conselho gestor.’

No segundo semestre, o governo espera dobrar a capacidade de atendimento na unidade do Brás, abrigando 400 jovens no total. Outra meta do governo do Estado é, até julho, inaugurar outras cinco unidades semelhantes.

O governo também estuda a possibilidade de, no período da noite, abrir a unidade do Brás para desenvolver programas como o de ensino supletivo. O espaço fica em uma área de 2,3 mil metros quadrados e tem oficinas de panificação, gráfica-escola, gastronomia e salão de beleza.