Curso de Libras é ministrado para 40 professores da rede Estadual

Notícia da Manhã/ Catanduva

seg, 04/05/2009 - 9h54 | Do Portal do Governo

“O objetivo é garantir que alunos com deficiência participem de atividades da escola”, disse dirigente

Em torno de 40 educadores da rede Estadual de Ensino de Catanduva e região que lecionam para alunos com deficiência auditiva participam do Curso de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) até o mês de julho, na Diretoria de Ensino Região de Catanduva.

Segundo a dirigente Regional de Ensino, Maria Aparecida Cheruti Frare, 40 educadores terão oportunidade de conhecer as técnicas dos sinais.
“O curso é online, via videoconferência, pela Rede do Saber, ministrado por profissionais do Centro de Apoio Pedagógico Especializado da Secretaria de Estado e por instrutores surdos que dominam muito bem as técnicas dos sinais. A carga horária do curso é de 40 horas”, informou.

Conforme a Dirigente Regional de Ensino, a capacitação que está sendo oferecida aos professores beneficiará diretamente o aluno com deficiência auditiva. “O objetivo da educação inclusiva é garantir que todos os alunos com ou sem deficiência participem ativamente de todas as atividades na escola e na comunidade”, destacou.

A Diretoria de Ensino de Catanduva divulgou que há 11 alunos com deficiência auditiva. O número de alunos com deficiência no município soma oito em Catanduva e três nas cidades vizinhas.

Estatística

A Secretaria de Estado da Educação proporcionou o curso a 1.300 educadores do Interior do Estado de São Paulo. Atualmente a Secretaria atende cerca de 5.200 alunos com deficiência auditiva nos ensinos fundamental e médio.