Curso de idiomas na rede pública

Jornal da Tarde - Segunda-feira, 17 de setembro de 2007

seg, 17/09/2007 - 13h46 | Do Portal do Governo

Jornal da Tarde

Suelen, Thainá, Maíra e Pamela são muito jovens, mas aos 12 anos de idade já têm consciência de que falar uma língua estrangeira pode ser muito útil para um futuro melhor.

As amigas estudam línguas estrangeiras gratuitamente no Centro de Estudos de Línguas (CEL) da Escola Estadual Bueno Aires, em Santana, Zona Norte, onde também cursam a 6ª série.

Lá, estudantes de qualquer escola pública estadual, da 6ª série em diante, podem estudar italiano, francês, alemão ou espanhol de graça. Os cursos são divididos em dois níveis, com três estágios cada.

‘A procura é muito grande e a média de alunos atendidos por semestre é de mil estudantes’, afirma Valdemir Monteiro Bento, coordenador do CEL Buenos Aires. ‘É uma oportunidade a mais de qualificação para os estudantes da escola pública’, conclui ele.

A instituição é uma das 75 do Estado que sediam o CEL, programa da Secretaria de Estado da Educação que este ano completa 20 anos de atividades e atende, em média, 50 mil alunos a cada semestre. Para se manter, o projeto recebe verba mensal do governo do Estado e ainda conta com parcerias de consulados e centros de idiomas, que doam materiais didáticos e promovem encontros de atualização técnica para os professores.

Entre os recursos usados nas aulas, estão apostilas montadas pelos professores com base em pesquisas na internet e em livros, além de apresentações teatrais e musicais, vídeos, músicas, produção de redações e acesso a sites especializados no ensino de idiomas.

‘O objetivo do programa é proporcionar enriquecimento curricular para compor a formação geral dos alunos, que saem da escola com mais chances no mercado atual de trabalho’, afirma Arlete Cavalheiro Paula Lima, técnica da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP), órgão responsável pelo CEL.

É o que pensa Thainá Yasmin Pinheiro dos Santos, que estuda italiano e ainda planeja aprender alemão e espanhol. ‘Pretendo ser secretária, por isso preciso me preparar’, explica ela.

Suelen Aparecida dos Santos lembra que saber outra língua é importante para a comunicação. ‘Ajuda a encontrar um trabalho melhor e é útil durante uma viagem ao exterior’, diz. ‘Foi um pouco difícil no começo, mas estou acostumando porque sempre tive vontade de aprender’, afirma Maíra Borges de Souza, estudante de francês. Sua prima, Pamela Cristina Silva de Carvalho Borges de Souza, também está no curso de francês. ‘Vai ser útil para arrumar um bom emprego’, destaca ela.

Sempre que necessário, acrescenta Arlete, os professores podem acessar a CENP para obter apoio pedagógico e assessoria técnica. ‘A idéia é que os docentes tenham formação continuada e melhores condições para trabalhar.’

Mais informações sobre o funcionamento do programa e sobre como se inscrever para os cursos podem ser obtidas nos site (menu azul à esquerda, opção ‘Centro de Línguas’) e no blog.