Curso de capacitação será aberto amanhã

Diário de Votuporanga

ter, 19/05/2009 - 9h34 | Do Portal do Governo

Votuporanga sediará o curso de capacitação do programa Município Verde nesta quarta, quinta e sexta-feira para interlocutores de 43 municípios do Estado. A abertura do evento será às 10h de quarta, no auditório da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo e contará com a presença do prefeito Junior Marão, do secretário estadual de Meio Ambiente Xico Graziano, o gerente do Município Verde Ubirajara Guimarães e o assessor da Secretaria de Meio Ambiente Itamar Borges.

O programa do governo do Estado estabelece diretrizes de proteção ao meio ambiente e garante aos municípios participantes prioridade na obtenção de recursos públicos. O gestor de Meio Ambiente da Saev Ambiental (Superintendência de Água, Esgotos e Meio Ambiente de Votuporanga), Gustavo Gallo, gestor de Meio Ambiente diz que “a iniciativa do município em contribuir ativamente com a qualidade ambiental do Estado de São Paulo, demonstra a consciência dos administradores na garantia da qualidade de vida da população, assegurando um futuro melhor para as novas gerações”.

De acordo com informações da Secretaria do Meio Ambiente, o projeto Município Verde visa promover a participação da sociedade na gestão ambiental e conscientizar a população, transformando-a em atores sociais comprometidos com as questões ambientais de suas cidades. A adesão dos municípios ao Projeto se dá a partir da assinatura de um “Protocolo de Intenções”. Nele é estabelecida uma parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e determinada ações necessárias para que o município seja certificado como “Verde”.

As cidades da região que estão participando do projeto Município Verde são, Américo de Campos, Álvares Florence, Aspásia, Cardoso, Cosmorama, Dolcinópolis, Estrela D’Oeste, Fernandópolis, Guarani D’Oeste, Icem, Indiaporã, Jales, Macedônia, Meridiano, Mesópolis, Mira Estrela, Nova Canaã, Nova Granada, Onda Verde, Orindiúva, Ouroeste, Palestina, Paranapuã, Parisi, Paulo de Faria, Pedranópolis, Pontes Gestal, Populina, Riolândia, Rubinéia, Santa Albertina, Santa Clara D’Oeste, Santa Fé do Sul, Santa Rita D’Oeste, Santa Salete, Santana da Ponte Pensa, São João das Duas Pontes, Três Fronteiras, Turmalina, Urânia, Valentim Gentil, Vitória Brasil e Votuporanga.