Cursinho gratuito será para melhores alunos

Folha de S. Paulo - Quarta-feira, 5 de maio de 2004

qua, 05/05/2004 - 9h06 | Do Portal do Governo

Fernanda Mena, da Reportagem Local

O governador Geraldo Alckmin, o reitor da Universidade de São Paulo, José Adolpho Melfi, e o secretário-adjunto de Estado da Educação, Paulo Barbosa, divulgaram ontem os critérios de seleção dos alunos para o programa Pró-Universitário, um cursinho pré-vestibular gratuito para estudantes do terceiro ano do ensino médio da rede estadual.

Os critérios são melhor desempenho, maior freqüência às aulas e menor renda. ‘O aluno terá de comprovar a renda familiar e individual no ato da inscrição e os dados sobre desempenho e freqüência serão colhidos no histórico do aluno no banco de dados da secretaria’, disse Barbosa.

O objetivo do Pró-Universitário é ampliar o acesso de estudantes do ensino médio da rede estadual à USP, em especial ao campus que a instituição está construindo em Ermelino Matarazzo, também na zona leste, para o qual já há vagas oferecidas no próximo vestibular.

O programa começa em julho, com cem turmas de 50 alunos e aulas ministradas à tarde e à noite em salas ociosas da rede estadual, especialmente de escolas da zona leste. A carga é de 380 horas.

Segundo o reitor da USP, os alunos participantes do Pró-Universitário terão isenção de taxa de matrícula para o vestibular da universidade. A USP ficará responsável pela elaboração do material didático do cursinho e pelo treinamento de alunos da USP para ministrarem as aulas.

O custo de desenvolvimento anunciado para o programa é de R$ 3 milhões.

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) irá apresentar à Secretaria da Educação um projeto de cursinho anual para 12.400 alunos do Estado, a um custo de R$ 12 milhões. O curso deve usar a estrutura das 31 unidades nos 23 municípios em que a Unesp está presente, com aulas à noite.