Cursinho da Unesp aprova 27,5% mais em universidades

O Estado de S.Paulo - Quinta-feira, 27 de março de 2008

qui, 27/03/2008 - 15h35 | Do Portal do Governo

O Estado de S.Paulo

Os 30 cursinhos mantidos pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) registraram aumento de 27,5% no número de aprovados em instituições de ensino superior em relação a 2007. Apenas na própria Unesp foram 396 alunos. Outros 311 ingressaram em universidades públicas e 343 foram aprovados em faculdades privadas.

O projeto é a principal ferramenta de inclusão social da Unesp, que das três universidades estaduais é a que conta com a maior porcentagem de alunos da rede pública, cerca de 32,6%. A Universidade de São Paulo (USP) tem média de 23% e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), de 29%.

Os cursinhos são coordenados por um docente da instituição. Alunos voluntários e bolsistas dão as aulas. Para ser aceito, é preciso comprovar ser da rede pública e de famílias com baixa renda. Como a demanda é grande, interessados passam por um processo seletivo.

“Fui aluna no ano passado, fiz todos os simulados, decidi me dedicar totalmente e agora estou na universidade”, conta Selma Miranda dos Prazeres, de 22 anos, aluna do primeiro ano de Jornalismo no câmpus da Unesp em Bauru. “Sinto que devo ao cursinho, então atuo como colaboradora no grupo de estudos de História”, conta ela.

O atual vice-reitor da Unesp, Herman Voorwald, também já foi aluno do cursinho e professor. “Fiz nos anos 70, na Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá”, conta. Depois, aluno já do curso, voltou como professor.

“Tenho boas lembranças do cursinho e não tenho dúvidas do papel social que ele cumpre ajudando no ingresso de alunos”, afirma.