Cultura revê 38 anos de festival paulista

Folha de S.Paulo - Terça-feira, 17 de julho de 2007

ter, 17/07/2007 - 12h13 | Do Portal do Governo

Folha de S.Paulo

A partir desta noite, a TV Cultura passa em revista os 38 anos do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão -cuja edição deste ano se estende até o próximo dia 29.

O “best of” do tradicional evento de música erudita inclui o recital de encerramento do festival de 1981 (com as intervenções da pianista Yara Bernette e do maestro Eleazar de Carvalho, prestando tributo aos russos Tchaikovsky e Rachmaninoff), a apresentação de Tom Jobim ao lado da Orquestra Jazz Sinfônica em 1990 e o concerto que reuniu o pianista Nelson Freire e o maestro Roberto Minczuk, seis anos atrás.

Para começar, será reexibido o recital de abertura da programação 2007 (realizado em 7/7), em que a Osesp, regida por John Neschling, passeou por um repertório que combinava partituras de Samuel Barber e Robert Schumann, além de incluir a première mundial de “Mariinha”, do compositor cearense Liduíno Pitombeira. O concerto tem um solo do violinista Vadim Gluzman.

O festival se despede da programação da Cultura no dia 29, quando vai ao ar, a partir das 19h, o concerto em que a Orquestra Acadêmica do evento (integrada por músicos-bolsistas), comandada por Minczuk, executa obras de Richard Strauss, Jocy de Oliveira e Rimsky-Korsakov.

FESTIVAL INTERNACIONAL DE CAMPOS DO JORDÃO Quando: hoje, à 0h30

Onde: TV Cultura