Cultura resgata show histórico de Milton

Folha de S.Paulo - Segunda-feira, 16 de julho de 2007

seg, 16/07/2007 - 12h01 | Do Portal do Governo

Folha de S.Paulo

Se soa um tanto gasta a seleção musical de “Milton Nascimento ao Vivo”, que a Cultura exibe hoje no “Repertório Popular”, deve ser porque foi ouvindo o LP nascido desta série de shows, de 1983, que toda uma geração se familiarizou com parte simbólica da carreira do cantor, iniciada duas décadas antes.

Daqui saiu o primeiro registro de “Coração de Estudante” (Milton/Wagner Tiso), que logo se tornaria hino das Diretas-Já e da comoção que se seguiu à morte de Tancredo Neves. Com orquestra e banda, esse Milton político -ainda que o recado seja mais de esperança que de questionamento- canta “Menestrel das Alagoas” (Milton/ Fernando Brant), composta em respeito à luta do senador Teotônio Vilela pela democracia durante o regime militar.

Segue, ao violão, em criações dos colegas do Clube da Esquina, como “Para Lennon e McCartney” (Brant/Lô/Márcio Borges). Ao piano, canta “Um Gosto de Sol” (Milton/Ronaldo Bastos), que deixa quem tinha o vinil na estante só na expectativa da entrada de Gal Costa -que não acontece aqui.

Fecha um bloco assim solene para abrir o seguinte apoteótico, com o público seguindo com palmas, de pé, “Maria, Maria” (Milton/ Brant), catarse provável entre seu público em qualquer situação em que ainda se aventure a cantá-la.

REPERTÓRIO POPULAR Quando: à 1h15 de hoje para amanhã

Onde: TV Cultura