Cultura recupera programas antigos

Folha de S. Paulo

seg, 15/06/2009 - 8h12 | Do Portal do Governo

Amanhã a TV Cultura completa seus 40 anos no ar. Em vez de uma programação com novidades, a Fundação Padre Anchieta resolveu recuperar reportagens e programas históricos a partir de hoje na sua grade.

Até o dia 5 de julho, o canal educativo quarentão invade alguns programas como o “Metrópolis”, o “Provocações”, de Antonio Abujamra, o “Zoom” e o “Vitrine” com o conteúdo garimpado em seu baú.

Amanhã, das 8h às 19h15, o investimento maior é na criançada, com infantis que marcaram época como o “Bambalalão”, o “X-Tudo”, o “Revistinha” e o “Confissões de Adolescente”, que descobriu Maria Mariana e Deborah Secco.

O “Vila Sésamo” -com os bonecos Elmo, Ênio e Garibaldo, gravado nos anos 70- também ganha reapresentação. É uma programação que ainda hoje está sendo exibida, mas apenas na TV Rá-Tim-Bum (que faz parte da TV paga).

Na quarta, é a vez dos musicais antigos, com um compilado de edições do “Ensaio”, comandado por Fernando Faro, a partir das 22h10. Trechos de programas dos anos 70, 90 e 00 vão abordar sucessos cantados por Elis Regina, Tom Jobim, Chico Buarque, Caetano Veloso, Maria Bethânia e Os Paralamas do Sucesso, entre outros, intercalados por depoimentos desses artistas.

De 6 de julho a 2 de agosto, o horário das 20h às 21h será ocupado pelo “Festival 40 Anos”, com outros 28 programas históricos.