Cultura aborda mudanças ortográficas

Folha de S.Paulo - Terça-feira, 13 de janeiro de 2009

ter, 13/01/2009 - 11h13 | Do Portal do Governo

Folha de S.Paulo

Que regras da língua portuguesa você gostaria de abolir? No embalo da nova reforma ortográfica, o “Almanaque Educação”, da TV Cultura, faz um programa especial sobre o assunto e lança a pergunta a pessoas comuns.

As mudanças que a língua portuguesa passou este mês e também em anos anteriores são tema para alguns quadros do programa. Num deles, o bibliófilo José Mindlin, 94, mostra a evolução do português por meio de livros.

Em outra passagem, o programa traz informações curiosas sobre as novas regras, que fizeram desaparecer o trema, mudar o hífen e os acentos de algumas palavras.

Já a linguagem rápida usada por jovens na internet é abordada por uma professora de português. Ela visita uma LAN house e comenta como esse tipo de escrita afeta, ou não, o rendimento dos alunos na sala de aula.

Um feira livre também serve de cenário para um dos blocos.

Uma professora exemplifica o falar certo e o falar errado, usando até mesmo um poema de Oswald de Andrade, “Vício na Fala”, como referência. Além de Mindlin, outro convidado é o poeta Glauco Mattoso, 57, no quadro “Pequena História Particular”, sobre as influências que marcaram sua carreira profissional.

ALMANAQUE EDUCAÇÃO

Quando: hoje, às 19h30

Onde: na Cultura

Classificação: livre