Cubatão: Cidade terá centro de pesquisa da USP

A Tribuna - Santos - Quinta-feira, 4 de março de 2004

qui, 04/03/2004 - 8h57 | Do Portal do Governo

Da Sucursal de Cubatão

A direção da Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC), a Cetesb e o Ministério Público do Meio Ambiente de Cubatão assinam hoje, às 10 horas, no Museu de Pesca de Santos, o Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TCAC) para a regularização de licença de duas unidades produtivas.

Como contrapartida ambiental, desse empreendimento, que terá a participação da Universidade de São Paulo (USP) como anuente, será oficializada a implantação de um Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente (Copema), a ser construído num terreno doado pela Petrobras à Universidade, localizado na área sul da refinaria, de frente para a Rodovia Cônego Domenico Rangoni (antiga Piaçaguera-Guarujá). A pedra fundamental será lançada em abril, mês em que a RPBC completa 49 anos de fundação.

Para a implantação do Cepema serão realizados investimentos de R$ 10,8 milhões, destinados ao desenvolvimento de atividades de pós-graduação e extensão nas áreas de gestão de preservação dos recursos naturais (gestão ambiental, gestão de resíduos e gestão de Recursos Humanos), visando o aperfeiçoamento profissional e o desenvolvimento de competências na área ambiental, além de cursos de pós-graduação.

Animais

O Centro terá seis laboratórios, seis salas de aula, auditório, área de documentação, almoxarifado, salas de apoio e duas suítes para utilização de pesquisadores, além de área administrativa. O projeto do arquiteto Carlos Brakte, contratado pela Petrobras, emprega todos os conceitos de sustentabilidade disponíveis, privilegiando a economia dos recursos naturais.

Estão previstos no empreendimento a construção de um Centro de Triagem e Reabilitação de Animais da fauna silvestre e um Viveiro de Mudas da Mata Atlântica, além de toda a infra-estrutura de suporte: estacionamento, sistema de tratamento de efluentes hídricos, área para segregação de resíduos sólidos (pré-condicionamento), reciclagem e reutilização dos mesmos. O Cepema será administrado pela Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo, cabendo à Petrobras a sua construção, implantação e manutenção.