Crimes diminuem no Alto Tietê

Estudo foi baseado na comparação dos dados de 2006 com os números do ano passado

sex, 01/02/2008 - 16h19 | Do Portal do Governo

Mogi News

As estatísticas criminais divulgadas ontem pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo revelam uma diminuição nos índices de violência nas dez cidades do Alto Tietê. O estudo foi baseado na comparação dos dados de 2006 com os números do ano passado. Norteados por estes resultados positivos, representantes das polícias Civil e Militar concedem hoje uma entrevista coletiva na Delegacia Seccional, em Mogi das Cruzes, a partir das 10 horas, para divulgar os bons índices.

Em toda a região, a queda mais significativa foi referente ao número de homicídios. Para se ter uma idéia, em 2006, 310 pessoas foram executadas no Alto Tietê. No ano passado, o número caiu para 225, uma redução de 27%. Até mesmo a cidade de Itaquaquecetuba, que liderou o ranking da região, na posição de município mais violento, conseguiu virar o jogo.

Comparando-se os números dos últimos dois anos, Itaquá apresenta uma redução de 36% no número de mortes provocadas. Lá, além da queda no índice de homicídios, delitos como roubos, furtos e roubos de carros também baixaram.

Em Mogi das Cruzes, os furtos de automóveis voltaram a assombrar a polícia. Mesmo assim, o comando da PM comemorou o resultado dos índices criminais da cidade: “Só temos o que comemorar com estes números. Baixamos todos os índices de criminalidade, exceto furto de automóveis. Por isso, já estamos traçando metas para reduzir estes índices também. Temos estatísticas, números e estudos sobre os locais onde mais se furta carro na cidade, mas, por outro lado, sabemos que o crime é flutuante. Estamos nos esforçando para reduzir esta modalidade de crime”, afirmou o comandante interino do 17º Batalhão da PM, major Bem-Hur Baptista.

Mogi registrou um acréscimo de 11% nos furtos de veículos. Em 2006, 526 carros foram levados por bandidos na cidade. No ano passado, o número subiu para 588. Nos casos de homicídio, roubo e furto em geral, Mogi fechou o ano de 2007 com resultado positivo.

Mais Crimes

Na contramão das estatísticas está o município de Santa Isabel, que teve ampliados os índices de violência. Lá, homicídios aumentaram 57%. Foram 11 assassinatos no ano passado, contra sete contabilizados em 2006. Houve elevação ainda nos casos de furto, roubo e roubo de veículos.

Em Guararema, uma pessoa foi assassinada durante o ano passado. Em 2006, foram três vítimas de homicídio naquela cidade. Ferraz de Vasconcelos também registrou queda nos casos de mortes provocadas. O resultado do estudo aponta para uma redução de 23%. Na vizinha Poá, a diminuição foi de 59%. Em Biritiba Mirim, nenhuma pessoa foi assassinada em 2007.

Coletiva

A partir das 10 horas de hoje, membros das polícias Civil e Militar receberão os jornalistas da região, na Delegacia Seccional, para divulgar este resultado positivo. O delegado seccional Carlos José Ramos da Silva falará sobre o trabalho da Polícia Civil. Os dados da Polícia Militar serão apresentados pelo comandante do Comando de Policiamento de Área Metropolitano (CPA-M/12), coronel Danilo Antão Fernandes.

(C.M.)