Crianças festejam Natal em Circo com Lu Alckmin

Jornal da Tarde - São Paulo - Sexta-feira, 17 de dezembro de 2004

sex, 17/12/2004 - 9h05 | Do Portal do Governo

Fundo de Solidariedade distribuiu o kit número 12 mil da Casa de Brinquedos ao Instituto da Criança Cidadã

O Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) comemorou o Natal com a entrega do kit de número 12 mil da Casa de Brinquedos ao Instituto Criança Cidadã ICC. A Festa aconteceu no Circo Escola San Remo, na Zona Oeste.

Cerca de 500 crianças, com idades entre 5 e 12 anos, participaram do evento.

Os kits, com aproximadamente 200 brinquedos cada, são entregues a entidades assistenciais da Capital e de outros 645 municípios do Estado.

O programa Casa de Brinquedos tem como objetivo garantir o direito de brincar, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, e estimular o desenvolvimento das crianças.

‘Comemorar com as crianças é um jeito maravilhoso de terminar o ano. Acho que, assim como eu, eles também estão gostando’, afirmou a presidente do Fundo Social, Lu Alckmin.

As crianças até que estavam gostando. Mas uma ausência foi muito sentida por elas. ‘Cadê o palhaço? Existe circo sem palhaço? ‘, perguntou Manuela Rivieira, 9 anos. ‘Na primeira vez que fui ao circo, tinha palhaço. De tudo, foi o que mais gostei’, completou Renam Sousa Santos, de 8 anos.

No lugar de palhaços, a criançada acompanhou um espetáculo chamado Os Diferentes Brasis. Quando a apresentadora avisou que iria começar um ‘espetáculo contextualizado sobre a diversidade cultural brasileira’, os olhos de algumas crianças se arregalaram. ‘O que ela disse? É o palhaço?’, perguntou Laura Tavares, 7 anos.

Não. Não era o palhaço. Mas uma apresentação circense com crianças do ICC. Cada região brasileira foi representada no picadeiro. ‘Quero ser uma atriz famosa. Tipo Suzana Vieira’, contou Marcela Silva, 9 anos. ‘Já estou acostumada com o palco. Nem fico nervosa’, garantiu Caliene Vieira, 9.

Mas a sensação do espetáculo foi Caíque Santos, 12 anos, sósia do jogador Ronaldinho. O menino entrou em cena equilibrando-se sobre uma bola gigante de futebol. Nos bastidores uma surpresa: ‘Nem gosto de futebol, meu lance é vôlei’, confessou.