Crianças do Interior se esbaldam no mar

Jornal da Tarde - São Paulo - Terça-feira, 11 de janeiro de 2005

ter, 11/01/2005 - 8h28 | Do Portal do Governo

Os primeiros 250 alunos de 9 a 11 anos chegaram a Santos vindos de Jaguariúna, Araçariguama, Rifaina, Pereira Barreto e Guapiara. No primeiro mergulho, o entusiasmo superou o de ‘subir no pé de goiaba’

FILIPPO MANCUSO

‘Eu nunca tinha entrado no mar. Isso aqui é muito gostoso, até mais legal do que subir no pé de goiaba. O único problema é que essa água arde demais o olho.’ Essa foi a definição da estudante Priscila Santarém, 10 anos, de Jaguariúna, no Interior do Estado, após o primeiro contato com o mar.

Assim como Priscila, cerca de oito mil crianças de 9 a 11 anos, de escolas estaduais e municipais, sairão do interior rumo às praias do Litoral. Ontem chegaram as primeiras. Só em Santos, 250 estudantes desembarcaram dos municípios de Jaguariúna, Rifaina, Guapiara, Araçariguama e Pereira Barreto.

O passeio faz parte do programa Caravanas do Conhecimento, do governo estadual, e possibilita às crianças uma semana de estadia em cidades litorâneas. As viagens começam sempre às segundas-feiras, com retorno previsto para as sextas. Serão 204 delegações de 164 municípios visitantes.

Cada delegação é composta por 40 crianças (20 meninas e 20 meninos), um motorista, quatro monitores, um policial militar e um guarda municipal.

Em Santos, os ônibus começaram a chegar no início da tarde. Por volta das 14h30, começaram as atividades na Escola Estadual Marquês de São Vicente, que acabaram na praia, com um banho de mar. ‘Esse é o ponto alto do dia. Eles vieram no ônibus falando da água, da areia e o mergulho é hora mais aguardada’, afirmou a monitora Isabela Gonçalves.

Os banhistas que passeavam pela praia se divertiam com o entusiasmo da garotada. ‘É muito legal ver o sorriso dessas crianças. Acho esse trabalho muito bacana’, disse a dona de casa Roseli Alves, que parou sua caminhada por alguns minutos para acompanhar as peripécias da criançada.