Crianças com câncer passam a ser tratadas em novo hospital

Diário de S. Paulo - 19/6/2002

qua, 19/06/2002 - 10h42 | Do Portal do Governo

Três mil pacientes vinham sendo atendidos pelo HC

As três mil crianças portadoras de câncer que são tratadas no Instituto da Criança (ICR) do Hospital das Clínicas (HC) passarão a ser atendidas no Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (Itaci), inaugurado ontem pelo governador Geraldo Alckmin, no Jardim Paulista. O hospital também prestará atendimento em especialidades pediátricas que não eram realizadas no ICR por falta de espaço.

O Itaci foi construído em uma área de 8,1 mil metros quadrados, que estava abandonada desde 1979, e custou R$ 9 milhões, recursos oriundos da iniciativa privada. São 12 consultórios médicos, três para atendimento de odontologia, psicologia, nutrição e serviço social, sala para fisioterapia, 17 apartamentos, 13 boxes para quimioterapia, salas para pequenas cirurgias e alas de recreação e alimentação.

No HC, os pacientes contavam apenas com seis leitos para internação, três consultórios e quatro cadeiras para quimioterapia. ‘Aqui o câncer será diagnosticado, tratado e curado. O importante é oferecer um atendimento gratuito e com qualidade. Em São Paulo, a mortalidade infantil caiu 37% nos últimos sete anos’, afirmou Alckmin.

Jaqueline Falcão