Crianças apreciam obra de Frida Kahlo

Jornal da Tarde, sábado, 8 de setembro de 2007

sáb, 08/09/2007 - 11h17 | Do Portal do Governo

Jornal da Tarde

MARIA REHDER

Os alunos de 1ª a 4ª séries da Escola Estadual Ludovina Credício Peixoto, no bairro do Itaim-Bibi, em São Paulo, não só sabem quem foi, como aprenderam a apreciar a obra da artista mexicana Frida Kahlo (1907-1954), conhecida mundialmente por pintar auto-retratos.

Esse interesse foi despertado nos pequenos pela professora de Artes Paula Modenesi Ribeiro – uma das 10 professoras que receberam o Prêmio Educador Nota 10/2007, da Fundação Victor Civita, por terem desenvolvido os projetos pedagógicos mais relevantes entre os mais de 3 mil inscritos de todo o Brasil.

A professora conta que a idéia de trabalhar a história e a arte de Frida Kahlo surgiu no início do ano. “Como eu não conhecia as crianças, optei por apresentar a obra de Frida com o objetivo de fazê-los se interessar por Arte e motivá-los a pintarem seus auto-retratos. Assim, conheci o grupo e avaliei como eles se expressavam artisticamente.”

Paula, que chegou até a ganhar de um de seus alunos um livro de Frida, se surpreendeu ao longo deste trabalho, pois muitos familiares passaram a conhecer a história da artista por meio das crianças.

Como é o caso da avó de Beatriz, 8 anos, aluna da 2ª série. “Minha neta falou sobre a Frida Kahloem casa e como não sabíamos muita coisa sobre a história da artista, a mãe dela e a tia foram até pesquisar na internet para buscarem mais informações”, conta Maria José Gomes, a avó da menina.

O projeto

A leitura em voz alta do Diário de Frida Kahlo , atividades de apreciação das obras e pesquisa sobre o lugar de onde vieram, pintura do auto-retrato e a realização de uma exposição foram algumas das atividades conduzidas pela professora Paula. “Não foi preciso material especial e como na escola não há uma sala de Arte específica, a própria classe se transformou em nosso ateliê.”

A EE Ludovina Credício Peixoto está localizada em um bairro nobre, mas atende a crianças de diferentes classes sociais. “Muitos pais que vêm da periferia para trabalhar no Itaim-Bibi matriculam seus filhos aqui. Essa diversidade enriqueceu muito as atividades.”

Houve casos de crianças que nem fotografias da família tinham para usarem na atividade de autoconhecimento. “Mas isso não atrapalhou, pois em vez de fotografias, incentivei os alunos a pintarem a imagem de seus familiares”, conta Paula.

SAIBA MAIS SOBRE A ARTISTA

Aos 6 anos, a artista mexicana Frida Kahlo (1907-1954) contraiu poliomielite e teve a musculatura atrofiada.Quando tinha 18 anos, um ônibus no qual viajava chocou-se com um bonde, acidente que fez a artista ter de usar um colete de gesso por quase toda a vida. Após o ocorrido, Frida começou a realizar pinturas de si mesma. Em 1929, se casou com o pintor mexicano Diogo Rivera, engravidou, mas sofreu um aborto, o que retratou em suas telas. Suas obras ganharam visibilidade mundial. Após altos e baixos, sua saúde piorou, e o colete de gesso foi substituído por um de ferro. A artista fez operações na coluna, mas continuou a pintar e morreu com 47 anos.