Criança anda menos aos sábados e domingos

Folha de S.Paulo - Terça-feira, 11 de setembro de 2007

ter, 11/09/2007 - 12h05 | Do Portal do Governo

Folha de S.Paulo

As crianças andam menos e têm tendência a realizar menos atividades físicas aos finais de semana. Essas são as principais conclusões de um estudo da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo com 780 alunos da rede estadual, com idades entre 10 anos e 12 anos, a maioria residente na capital paulista.

Por meio de pedômetros (instrumentos para medir movimento e contar passos) que as crianças usaram por cerca de um ano, os pesquisadores verificaram que, durante a semana, as crianças dão 11.120 passos por dia, em média. Já nos finais de semana, a movimentação cai para 10.714 passos por dia.

Para o professor de educação física Timóteo Araújo, do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul -que também comandou a pesquisa-, a diferença se deve à escola. “Mesmo sendo um ambiente pouco ativo, estando lá a criança tem mais chance de se envolver em atividades”, afirma.

Na medição dos passos, foram computados os dados de cerca de 40% dos participantes, que usaram o aparelho ao menos por 12 horas diárias.

Araújo diz que, mesmo durante a semana, a quantidade de passos está abaixo do que deveria ser o mínimo: 12 mil. “Como a criança está num processo de crescimento, teria que estar envolvida um pouco mais nas atividade físicas.”

Para o professor, o fato de a maioria das crianças estudadas serem de São Paulo influencia. “Uma cidade grande, movimentada e com poucas áreas verdes faz com que as crianças fiquem mais em casa. A falta de segurança também inibe os pais a deixá-las sair.”

A estudante Myrella da Silva Costa, 10, por exemplo, diz aproveitar os fins de semana para assistir à TV, dormir e brincar no computador. Durante a semana, ela costuma andar até a escola, que fica na av. Paulista, perto de sua casa. “Lá, faço educação física e jogo vôlei”. diz.

Sua mãe, Iracema Silva Costa, diz que “faltam áreas de lazer perto de casa, e que algumas praças não são bons locais para serem freqüentados”.

As amigas de Myrella, também da mesma faixa de idade, afirmam que ficar em casa é uma opção para o fim de semana. TV, piscina e computador estão entre as preferências.

TV

Outro dado que pode ajudar a explicar a tendência ao sedentarismo vem dos questionários respondidos pelos participantes. Nas respostas, verificou-se que o tempo dedicado à TV, vídeo game e computador sobe de cinco para seis horas no fim de semana. Segundo Araújo, porém, “é preciso considerar que muitas crianças que praticam atividades físicas também vêem muita televisão”.

Além de passarem mais horas em frente à TV, as crianças aproveitam os dias de folga para dormir mais. A média supera em duas horas a dos dias úteis.

O cardiologista-pediátrico do Hospital Sírio-Líbanês Gustavo Foronda diz acreditar que os resultados confirmam uma tendência de as crianças realizarem pouca atividade física. “As crianças hoje correm menos, jogam menos futebol.”

Foronda diz, porém, que não é possível definir com exatidão os motivos que levam as crianças a andar mais durante a semana porque a pesquisa trabalha com um grupo específico -basicamente das classes C e D, segundo os pesquisadores. “Não sei, por exemplo, se essas crianças têm que andar mais para pegar condução,” diz.

Segundo ele, o sedentarismo pode levar à obesidade e a problemas nas articulações.