Cresceu em junho total de clientes da Sabesp que conseguiram bônus

Diário de S. Paulo - Sexta-feira, 9 de julho de 2004

sex, 09/07/2004 - 13h45 | Do Portal do Governo

Em maio, 44% dos consumidores atingiram meta. No mês passado, foram 51%

ROBERTA RODRIGUES

Balanço da Sabesp divulgado ontem indica que 51% dos clientes da empresa conseguiram reduzir em 20% o consumo de água e obtiveram desconto de 20% na tarifa no mês de junho. A empresa pagou R$ 10 milhões em incentivos para os consumidores (cerca de 4% do seu faturamento mensal). O índice alcançado no mês passado foi melhor que o de maio, quando 44% dos consumidores conseguiram o bônus.

Na região metropolitana, a Sabesp tem 3.202.324 ligações. Em junho 1.652.489 consumidores tiveram desconto de 20% na conta. Mais de 85% dos consumidores que receberam bônus são residenciais. Apesar dos bons resultados, a empresa não afasta a possibilidade de racionamento para o Sistema Cantareira, que atende nove milhões de pessoas na região norte.

Ontem, o sistema tinha 23,9% da sua capacidade total. Em 2003, no mesmo dia, o índice era de 33,4%. Segundo o superintendente da empresa, Luiz Carlos Aversa, só a economia não afasta o racionamento. ‘É preciso chover. A economia ajuda a conter o gasto, mas não produz água’, disse. O programa de desconto para os clientes que economizaram pelo menos 20% no consumo de água termina em setembro.

A Zona Leste da Capital foi a região que mais economizou água em junho segundo o levantamento da Sabesp. Das 713.945 ligações daquela área, 381.884 receberam o desconto. A Zona Sul foi a segunda maior. O desconto foi para 295.537 clientes. A região tem 569.192.

Moradora na Zona Leste, a dona-de-casa Maria Francisca, de 40 anos, foi uma das que atingiu a meta e disse que não foi difícil. ‘Moro sozinha, então foi fácil me adaptar. Não lavo mais o quintal. Agora varro e passo pano todos os dias para conservá-lo limpo’, explicou. Maria disse, ainda, que também economiza no banho e na lavagem das roupas.

A microempresária Ana de Souza, de 43 anos, dona de uma lavanderia na Zona Sul, contou que mudou a rotina de trabalho na empresa. ‘Não lavamos mais pequenas quantidades de roupa. Deixamos juntar um quantidade maior’, explicou. ‘Hoje, se um cliente traz poucas roupas, deixamos acumular para gastar menos.’ Ela afirma que assim conseguiu reduzir a conta da lavanderia de quase R$ 400 para R$ 270.

Já a dona-de-casa Dorca de Oliveira Pluma, de 37 anos, disse que atingiu a meta porque deixou de lavar o quintal toda semana. ‘Agora lavo de 15 em 15 dias ou espero um mês’, disse. Ela também reduziu o tempo do banho da família.

Os chamados clientes especiais (indústrias, condomínios e comércios de grande porte) também receberam desconto na conta pela primeira vez. Eles representam 206.054 ligações, das quais 6,4 mil tiveram bônus.