Cresce 58% acesso ao Disque Ambiente

Jornal de Jundiaí

seg, 03/08/2009 - 8h50 | Do Portal do Governo

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo registrou aumento de 58% no número de ligações ao Disque Ambiente em junho, na comparação com maio. O serviço, acessado pelo telefone 0800-113560, recebe denúncias relativas a crimes ambientais, como desmatamento, queimadas, tráfico de animais silvestres e poluição do ar, informa também sobre procedimentos no caso de emergências químicas (acidentes com transporte de produtos químicos, vazamento de gases, mau cheiro exalado de indústrias etc).

De acordo com a secretaria, o resultado reflete a campanha de divulgação do Disque Ambiente lançada durante a Semana do Meio Ambiente, de 2 a 5 de junho. A média de atendimento do serviço era de 3 mil ligações mensais. No mês passado, foram registradas 4.686.

Desde setembro de 2008, o Disque Ambiente foi aperfeiçoado. Passou a funcionar 24 horas, todos os dias da semana, com 25 atendentes especialistas da área ambiental e com menu simplificado para quem quiser fazer denúncia. Segundo a secretaria, 51% dos que acessaram o serviço em junho solicitaram informações sobre o meio ambiente, 17,4% denunciaram emissão de fumaça preta e 4%, poluição ambiental.