Crédito para pagar o IPVA

Jornal da Tarde - São Paulo - Sexta-feira, 5 de novembro de 2004

sex, 05/11/2004 - 8h54 | Do Portal do Governo

Os donos de automóveis que já se preparam para pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores IPVA do próximo ano podem recorrer a financiamentos para quitar o tributo. A Nossa Caixa oferece linhas de crédito para correntistas e não correntistas sem restrições cadastrais, em condições facilitadas para essa finalidade. O IPVA terá um reajuste médio de 7% correspondente à valorização dos preços dos carros.

O Cred IPVA é uma linha especial de financiamento para correntistas, pessoas físicas, direcionado ao pagamento de encargos como IPVA (atrasado ou não), DPVAT (seguro obrigatório), multas de trânsito e taxa de licenciamento. O empréstimo está disponível apenas para o pagamento de taxas de carros do Estado de São Paulo. São duas as opções de prazo e taxas. De 2 a 12 meses, a taxa de juros é de 4,10% ao mês, e de 13 a 24 meses, 4,80% ao mês. O pagamento é feito por meio de débito direto em conta corrente.

O não correntista também tem crédito para ficar em dia com os impostos. O Cred Fácil é uma linha com valor máximo de R$ 3 mil.

O pagamento pode ser feito em até 12 parcelas, por meio de cheques pré-datados e sem a necessidade de aval. A taxa é de 6,80% ao mês. Para contratar o empréstimo basta ir a uma agência do banco e apresentar CPF, RG, comprovante de residência, comprovante de renda (holerite e carteira profissional ou declaração do Imposto de Renda).

O calendário de pagamentos do IPVA começa em 10 de janeiro, com desconto de 3,5% para cota única. As alíquotas são as mesmas do ano passado: 4% para veículos a gasolina e bicombustíveis; 3% para a álcool ou gás; 2% para veículos a diesel, utilitários e motos, e 1,5% para caminhões. A partir do dia 30 de novembro, a Secretaria Estadual da Fazenda começará o envio dos avisos de pagamento aos proprietários de veículos.