CPTM vai reformar estações de Itapevi e Engenheiro Cardoso

Diário da Região/Osasco

ter, 30/06/2009 - 9h02 | Do Portal do Governo

Assinatura das ordens de serviço acontece na sexta-feira e é primeiro passo para transformar a linha 8 em metrô de superfície

Acontece na próxima sexta-feira, dia 3, a assinatura da ordem de serviço para início das obras de reforma e ampliação das estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) de Itapevi (central) e Engenheiro Cardoso. Para isso, o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, estará na cidade, onde também vai apresentar o projeto de transformação da linha 8 Diamante, da qual as duas estações fazem parte, em metrô de superfície.

A modernização também vai atingir outras estações do sistema, como a de Osasco, Km 18, Comandante Sampaio, Barueri e Jandira. E faz parte da transformação da linha em ramal metroviário. Para julho está prevista a abertura de licitação para as obras nas estações de Osasco. Cada unidade terá um processo de concorrência separado.

Já a chegada do padrão metrô demora um pouco mais. A licitação para escolha da empresa que fará esse processo termina em julho e, caso não haja recurso, o contrato deve ser assinado em três meses. Após a assinatura, ela tem prazo de 13 meses para colocar os primeiros 12 novos trens em circulação na linha. Depois, em até 36 meses, outras 24 composições serão destacadas. Com isso, os primeiros novos trens só chegam à região no final de 2010.

O padrão metrô vai significar, na verdade, maior velocidade das composições e o menor intervalo entre as viagens. O tempo de espera deve cair dos atuais 9 para 5 minutos e, com isso, a linha que hoje transporta 392 mil passageiros por dia terá capacidade ampliada para 480 mil.

Dos novos carros, 12 estão parados em pátios da empresa e serão reformados e outros 24 serão novas aquisições.