CPTM registra 190 mil atendimentos nos postos do Acessa SP

Diário de Suzano

seg, 10/08/2009 - 9h25 | Do Portal do Governo

De janeiro a julho de 2009, foram realizados cerca de 190 mil atendimentos nos postos do programa Acessa São Paulo instalados em 11 estações da CPTM para uso gratuito da Internet. A unidade da Estação Barra Funda foi a que registrou maior número de atendimentos no período: mais de 44 mil. Lançado em 2000, o Acessa São Paulo é vinculado à Secretaria de Estado de Gestão Pública e gerenciado pela Prodesp [Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo].

Cerca de 120 microcomputadores foram colocados à disposição dos usuários da CPTM nos postos que ficam nas seguintes estações: Barra Funda, Brás, Dom Bosco, Itaim Paulista, José Bonifácio, Mogi das Cruzes, Pinheiros, Piqueri, São Miguel, Socorro e Tatuapé. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto nas estações Brás, Tatuapé e Barra Funda, onde ficam abertos das 9h às 21h. 

Facilidade – Com essa facilidade de acesso à tecnologia, os usuários podem usar a Internet para fazerem pesquisas escolares/acadêmicas, elaborarem e enviar currículos, procurarem vagas de emprego, obterem boletos bancários de contas a pagar etc. Em 2008, 356 mil pessoas utilizaram o serviço nas estações. 

Inclusão digital – O programa Acessa São Paulo começou a funcionar em agosto de 2005 em estações da CPTM. Ao oferecer o serviço, a Secretaria de Gestão Pública e a dos Transportes Metropolitanos buscam contribuir com a inclusão digital das populações de baixa renda que utilizam a rede ferroviária. 

Atendimento – O atendimento é gratuito e cada pessoa tem direito a 30 minutos de navegação. Para utilizar os postos, é necessária a apresentação do RG. Menores de 11 anos devem estar acompanhados dos responsáveis. Ao todo, quase 13 mil novos cadastros de usuários foram feitos nos postos das estações de janeiro a julho deste ano. 

Serviço: Postos do Acessa São Paulo nas estações da CPTM – Barra Funda, acesso às linhas 7 – Rubi e 8 – Diamante; – Socorro e Pinheiros, na Linha 9 – Esmeralda; – Brás, Tatuapé, Itaim Paulista e São Miguel, na Linha 12 – Safira; – Mogi das Cruzes, Dom Bosco e José Bonifácio, na Linha 11 – Coral; – Piqueri, na Linha 7 – Rubi.