CPTM: R$ 165 mi para modernizar e ampliar a Linha C

Jornal da Tarde - Cidades - Sexta-feira, 24 de setembro de 2004

sex, 24/09/2004 - 11h41 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin viajou ontem de trem para anunciar as mudanças, como a criação de três novas estações. No domingo, ele volta a andar de trem para inaugurar passagem na Estação da Luz

GILBERTO AMENDOLA

‘Olá, governador. O senhor veio sentir o cheirinho do rio também? ‘, perguntou a professora Maria Lúcia ao governador Geraldo Alckmin, ontem, na Estação Berrini da CPTM. Ela esperava sua condução na plataforma da estação, localizada às margens do Rio Pinheiros. É claro que Alckmin não foi sentir o ‘cheirinho’, mas anunciar a extensão da Linha C e a modernização das estações Jurubatuba, Osasco e Presidente Altino.

Por volta das 10h, o governador embarcou em direção à Jurubatuba. Em 15 minutos de viagem, Alckmin explicou detalhes do projeto para alguns passageiros e, especialmente, para um casal de namorados, Niflávio e Elaine. Eles souberam que o projeto de extensão está orçado em R$ 165 milhões e ainda prevê a criação de três novas estações: Autódromo, Interlagos e Grajaú. Além disso, mais 12 trens, com 2 vagões cada, serão reformados para servir esse novo trecho. ‘Ele podia ser nosso padrinho, não é amor?’, brincou o segurança Niflávio Gonçalves, 36 anos.

Na nova Estação Grajaú será construído um terminal de ônibus (uma parceria com o governo municipal). Cerca de 200 famílias serão desapropriadas para a criação dessas novas estações. A expectativa é de um aumento de 45 mil passageiros por dia na Linha C. Atualmente, 78 mil pessoas são transportadas por ela. Todo esse projeto deve ficar pronto em 2006.

Quando desceu na estação Jurubatuba, Alckmin foi recebido por empolgadas faxineiras. ‘Ele é bonitão. Eu estou de uniforme, mas mesmo assim o governador apertou minha mão’, comemorou Selma Rodrigues dos Santos. Lá, o governador falou sobre a modernização das estações.

Em Jurubatuba, Osasco e Presidente Atílio, serão instalados elevadores hidráulicos, escadas rolantes e rampas de acesso externo. Haverá ainda a instalação de banheiros públicos adaptados para portadores de deficiência. Essas mudanças devem ficar prontas em 1 ano. Elas irão custar cerca de 20 milhões (as três estações).

No domingo, Alckmin voltará a andar de trem. Ele irá participar da entrega de mais uma etapa do projeto Integração Centro. Trata-se da liberação da passagem subterrânea da Estação da Luz, que permitirá a integração gratuita entre os trens da CPTM e o metrô. Com apenas uma passagem, o usuário poderá passar de um transporte para o outro. Até hoje, os passageiros precisavam atravessar a Rua Mauá para realizar essa integração.

Enquanto o governador falava em modernizar as estações, funcionários da CPTM tentavam solucionar um problema na linha B (Julio Prestes- Itapevi). Às 5h, 46 metros de cabos foram furtados, obrigando os trens a diminuírem a velocidade. (Colaborou Ivan Ventura).