CPTM faz o passageiro do amanhã

O Estado de São Paulo - Sexta-feira, dia 28 de abril de 2006

sex, 28/04/2006 - 11h43 | Do Portal do Governo

Visitas guiadas esclarecem e conscientizam sobre vandalismo

Alunos de três escolas da região vão participar no mês que vem do Projeto Usuário do Amanhã, promovido pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos(CPTM). Segundo o chefe de atendimento ao passageiro da CPTM, Sérgio de Carvalho Júnior, o projeto virou uma iniciativa permanente. “É um serviço voltado às redes de ensino pública e particular da cidade, mas também recebe organizações não-governamentais (ONGs) e grupos da terceira idade. Para levar os estudantes e professores ao destino, disponibilizamos um carro exclusivo de um dos trens.”

O objetivo é formar novos passageiros, por meio de informação, visitação e orientação dos serviços prestados pela companhia. “Crianças e jovens de 7 a 17 anos precisam ter noção de cidadania. Saber como usar, preservar e evitar a depredação de um transporte público” afirma Carvalho.

Ele explica que, durante a visitação, os monitores mostram os serviços e as regras de segurança e fazem um percurso até um Centro de Controle Operacional (CCO), mais especificamente em Presidente Altino, Osasco. “Nesse trabalho, os visitantes ganham gibis informativos sobre vandalismo e meio ambiente e o mapa da linha férrea. Os mais velhos ainda recebem um livreto ilustrado sobre drogas.”

Além de aprenderem sobre a correta utilização e a preservação dos trens, no CCO as crianças ganham a oportunidade de conhecer o funcionamento da malha ferroviária que integra as estações. Vale lembrar que o Projeto Usuário do Amanhã também mostra que, por meio do transporte de trens, é possível conhecer pontos turísticos. “Geralmente os monitores levam os estudantes para lugares como o Memorial da América Latina e a Pinacoteca do Estado. Lá elas são acompanhadas por monitores dos próprios lugares.”

LISTAGEM

O primeiro colégio da região a participar do programa é a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Raul de Leoni, no dia 11. Depois é a vez da Escola Estadual Luiz Amaral Wagner, no dia 16. E, por fim, a Emef Professor Gabriel Prestes. No total serão 200 alunos da região a integrarem o programa no próximo mês.

A entidade que quiser se cadastrar no programa pode telefonar para 0800-0550121.