CPTM faz mutirão de limpeza na Linha F

Jornal da Tarde - Sexta-feira, 15 de julho de 2005

sex, 15/07/2005 - 9h03 | Do Portal do Governo

Concentração de entulho, lixo doméstico e até móveis antigos. Não é um lixão da Prefeitura, mas o terreno ao redor dos trilhos da Linha F (Brás – Calmon Viana) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos CPTM, mais especificamente entre as estações São Miguel Paulista e Itaim Paulista. Ontem, 120 homens do Programa Emergencial de Auxílio ao Desemprego PEAD realizaram um mutirão de limpeza e encheram três caminhões com 18 toneladas de lixo.

O objetivo do trabalho é manter a infra-estrutura da via, além de evitar a proliferação de insetos e animais peçonhentos. ‘Se não houver intervenção, o lixo poderá prejudicar até a circulação dos trens’, afirmou o responsável pelas linhas D,E e F da CPTM, Waldir Redondo. Ele explica que o trecho entre as estações São Miguel Paulista e Itaim Paulista é o mais crítico da linha F. ‘Muita gente que mora ao longo dos trilhos joga todo o lixo na ferrovia.’

A situação da via é crítica. Praticamente todas as casas desviam o esgoto para o interior dos trilhos, e a canaleta para escoar a água da chuva está entupida com dejetos.

O trabalho entre essas estações começou no dia 1º de junho. Até agora, depois de 32 dias úteis, foram retiradas 390 toneladas de lixo em 1.200 metros da via, que tem quatro km de extensão. Ainda falta limpar 2.800 metros, ação prevista para terminar em dois meses. A limpeza ocorre periodicamente em todo o sistema, nos 270 km de via, em 22 municípios.