CPTM conscientiza o passageiro do amanhã

O Estado de São Paulo - Sexta-feira, dia 21 de abril de 2006

sex, 21/04/2006 - 10h58 | Do Portal do Governo

Visitas guiadas esclarecem sobre vandalismo

Alunos de quatro escolas da região vão participar no mês que vem do Projeto Usuário do Amanhã, promovido pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos(CPTM). Segundo o chefe de atendimento ao usuário da CPTM, Sérgio de Carvalho Júnior, o projeto virou uma iniciativa permanente. “É um serviço voltado às redes de ensino pública e privada da cidade, mas também recebe organizações não-governamentais (ONGs) e grupos da terceira idade. Para levar os estudantes e professores ao destino, disponibilizamos um carro exclusivo de um dos trens.”

O objetivo é formar novos passageiros, por meio da informação, visitação e orientação dos serviços prestados pela companhia. “Crianças e jovens de 7 a 17 anos precisam ter noção de cidadania. Saber como usar, preservar e evitar a depredação de um transporte público” afirma Carvalho.

Ele explica que durante a visitação os monitores mostram os serviços e as regras de segurança e fazem um percurso até um Centro de Controle Operacional (CCO), mais especificamente em Presidente Altino, Osasco. “Nesse trabalho, os visitantes ganham gibis informativos sobre vandalismo e meio ambiente e o mapa da linha férrea. Os mais velhos ainda recebem um livreto ilustrado sobre drogas.”

Além de aprenderem sobre a correta utilização e a preservação dos trens, no CCO as crianças ganham a oportunidade de conhecer o funcionamento da malha ferroviária que integra as estações. Vale lembrar que o Projeto Usuário do Amanhã também mostra que, por meio do transporte de trens, é possível conhecer pontos turísticos. “Geralmente os monitores levam os estudantes para lugares como o Memorial da América Latina e a Pinacoteca do Estado. Lá elas são acompanhadas por monitores dos próprios lugares.”

(SERVIÇO)A entidade que quiser se cadastrar no programa pode telefonar para 0800-0550121