CPTM abre linha verde para a comunidade

O Estado de S. Paulo - Caderno Estadão Sul - Sexta-feira, 14 de novembro de 2003

sex, 14/11/2003 - 10h21 | Do Portal do Governo

Com o projeto, moradores poderão usar área da empresa para fazer hortas e áreas de lazer

Por Vanessa Spada

Dentro do Programa Comunidade Participativa, por meio do qual a CPTM promove encontros com as comunidades onde passam os trens, no mês passado foi realizada uma reunião no auditório do Hospital Geral do Grajaú para discutir as mudanças no Projeto Linha Verde. Participaram representantes da subprefeitura de Capela do Socorro, entidades, empresários e a comunidade local.

O Projeto Linha Verde trata da extensão da linha C, que hoje vai até Jurubatuba. A proposta é a construção de duas novas estações até o Grajaú. Além disso, a iniciativa visa a recuperar, urbanizar e preservar a área da CPTM. Atualmente, o local sofre com ocupações desordenadas, lançamento de lixo, entulho e esgoto, problemas de segurança, além do trânsito livre de pessoas e carros na faixa de domínio da CPTM.

Entre as principais ações a serem tomadas a curto e médio prazo estão a retirada das famílias em áreas de situação de risco, o fechamento de passagens de nível para evitar o trânsito livre e o despejo de lixo e entulho, além de limpeza de algumas áreas específicas e fiscalização constante.

Até 2001 funcionava, gratuitamente, o chamado trenzinho, que fazia o trecho de Jurubatuba até Varginha. ‘Desativamos por falta de segurança operacional e pública’, explica o Gerente de Comunicação e Marketing da empresa, Luiz Alberto Chaves de Oliveira.

Manancial – A região é área de mananciais, mas Oliveira destaca que a região já sofre com inúmeras invasões. Uma parte do programa vai conceder espaços à comunidade – cerca de 1.200 famílias, espalhadas pelos 12 quilômetros da linha –, por meio de termo de permissão de uso para a criação de hortas, além de espaços para a prática esportiva. Haverá ainda um cadastramento dessas famílias para realocá-las por meio de um convênio com a CDHU. “Já fizemos um mapeamento aéreo, além de um cadastro. Portanto só as famílias que já estão no local poderão beneficiar-se com essa iniciativa’, diz Oliveira.

Para dar início às obras, a CPTM aguarda a assinatura de um empréstimo com a Caixa Econômica Federal de cerca de R$ 165 milhões. Segundo Oliveira, a expectativa é que até o fim do mês a verba já esteja liberada. Hoje, a linha C transporta cerca de 73 mil passageiros por dia. Pelos cálculos da CPTM, dimensionados para 2010, é de que, das três novas estações, na do Autódromo o movimento será de 2.600 passageiros; Interlagos 12 mil e Grajaú, cerca de 42 mil pessoas por dia. “Isso, claro, depois a linha estar em operação regular”, explica Oliveira.