Cotistas da USP têm desempenho melhor

Metro - Sexta-feira, 11 de fevereiro de 2008

sex, 11/04/2008 - 10h01 | Do Portal do Governo

Metro

Os alunos quepassaram no vestibular mais concorrido do país por meio do Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp) obtiveram, em 2007, o mesmo desempenho dos demais estudantes.

Enquanto a média dos alunos do primeiro ano da USP foi de 6,2, a dos estudantes vindos da rede pública foi 6,3. O Inclusp beneficiou os candidatos  que cursaram o Ensino Médio completo na escola pública. Dos 118 cursos oferecidos na USP, a média dos ingressantes via Inclusp foi igual (em oito cursos) ou superior (em 54 cursos).

Ou seja, em 54,2% dos cursos os alunos “cotistas” tiveram média superior ou igual à “média USP”. O quadro tem variação insignificante quando consideradas as grandes áreas de conhecimento ou comparados o campus do interior e a média da capital.

Para a universidade, isso aponta que, apesar de ter mais dificuldade para passar no vestibular, o desempenho do aluno da rede pública é igual ao daquele oriundo de colégios da rede privada.

Estudantes de escolas públicas representam apenas 26,3% dos ingressantes na USP. Em 2007, o bônus teve papel determinante na aprovação de 375 alunos. O número de inscrição desses alunos no vestibular vem caindo ano após ano.

O Inclusp existe há três anos e foi criado com a intenção de aumentar o percentual de alunos da rede pública nos bancos da universidade. Segundo a instituição, há “barreiras socioculturais que dificultam o acesso e a permanência de jovens de segmentos menos favorecidos da sociedade aos cursos de graduação”.