Corredor Literário quer levar 100 mil à Paulista

O Estado de S.Paulo - Terça-feira, 9 de outubro de 2007

ter, 09/10/2007 - 15h59 | Do Portal do Governo

O Estado de S.Paulo

De hoje a domingo, bancos, escolas, cinemas, faculdades e clubes da Avenida Paulista, na região central, vão falar do mesmo assunto: literatura. A avenida mais famosa de São Paulo vira o Corredor Literário, evento que chega à terceira edição. O organizador, José Luz Goldfarb, espera que as noites de autógrafos, palestras e feira de livros atraiam 100 mil visitantes, 150% a mais quem em 2005.

A novidade é a Hora da Razão: na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), as pessoas vão poder conversar com autores como Marçal Aquino, Ignácio de Loyola Brandão, Ruth Rocha e Tony Bellotto. “Será a oportunidade de as pessoas interagirem com o escritor, perguntar o que, durante a leitura, não pode ser perguntado”, diz Goldfarb.

Serão cerca de 150 atividades, espalhadas pela Paulista. Para as crianças, contadores de histórias; aos que gostam de cinema, adaptações de clássicos da literatura, como O Processo, de Franz Kafka. Quem sonha em ter seu próprio livro publicado pode conhecer atalhos assistindo a palestras sobre o tema.

Além das atividades culturais, haverá a Feira do Livro, na sede da Fiesp. Haverá estandes de 46 editoras. Goldarb promete descontos de até 50%. No ano passado, foram vendidos cerca de 20 mil exemplares. O objetivo, claro, é incentivar a leitura num País com a má fama de ignorar os livros. “Ando pelas ruas e sinto falta de um hábito comum em outros países: pessoas com livros a tiracolo”, diz Goldfarb, que elogia a produção nacional. “Dos escritores ao acabamento dos livros, temos nível de primeiro mundo.

MUNDO SUSTENTÁVEL

Já o Parque do Ibirapuera sedia até domingo o Planeta Sustentável. Promovido pela Prefeitura, o evento tem o objetivo de ensinar a importância de medidas ecologicamente corretas. O prefeito Gilberto Kassab (DEM) esteve na abertura do evento e participou de algumas atividades como o teste de sensibilidade, na tenda dedicada à acessibilidade.