Copa Febem, um gesto social

Jornal da Tarde - São Paulo - Terça-feira, 23 de novembro de 2004

ter, 23/11/2004 - 9h57 | Do Portal do Governo

Serão 1.020 internos do Estado divididos em 60 times. Na segunda etapa do torneio, 16 classificados disputarão as preliminares do Campeonato Paulista

GLENDA CARQUEIJO

Recuperação social por meio do esporte. Essa é a intenção da Febem e da Federação Paulista de Futebol que assinaram ontem, no Complexo Esportivo do Ibirapuera, a parceria para criação da Copa Febem de Futebol. Os times que classificarem para a segunda fase terão a oportunidade de jogar as preliminares do Paulistão 2005.

Na primeira fase serão 1.020 internos de todo o Estado divididos em 60 times que disputarão as eliminatórias, de 6 de dezembro a 11 de janeiro. ‘O campeonato está bem organizado, com tabelas e arbitragem da Federação Paulista de Futebol’, explica Alexandre Moraes, secretário de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania. O árbitro da Fifa, Paulo César de Oliveira, é o padrinho da competição.

Os garotos que avançarem à segunda fase também terão a oportunidade de assistir aos jogos finais do Paulistão com familiares. A Febem se encarregará se buscar os familiares e levá-los ao estádio. ‘Os garotos devem aproveitar essa oportunidade. Deve ter muito talento escondido lá na Febem, é um bom para eles’, diz Fabinho, volante do Corinthians.

Outros jogadores também participaram da cerimônia: Fininho, do Corinthians (lateral-esquerdo), o meia Elano, do Santos, o goleiro Marcos, do Palmeiras, o volante César Sampaio e o atacante Euller, do São Caetano.

Também passaram pelo Ibirapuera o técnico do São Paulo, Emerson Leão, e o ex-jogador Careca.

‘É uma satisfação muito grande dar uma força para esses garotos que só precisam de uma oportunidade’, acrescentou Marcos.

Houve uma série simbólica de cobrança de pênaltis entre os jogadores convidados e alguns políticos. Geraldo Alckmin, santista, marcou o seu. E era um dos mais entusiasmados com a parceria. ‘O esporte prepara para disciplina, solidariedade e para vida. A competição será um fator de auto-estima para esses garotos’, disse Alckmin, que ganhou uma camisa do São Paulo, do volante César Sampaio.

O interno V.A.S , de 18 anos, goleiro e palmeirense, defendeu uma bola do Euller, do São Caetano e ganhou de presente um par de luvas dos jogadores.

‘O Marcos disse que eu levo jeito, sou ágil’, disse V., que está na Febem porque se envolveu em uma briga de rua e acabou preso. O baixinho (1,70m) para posição, estava animado. Exibiu até o machucado na perna direita depois da bela ‘ponte’: ‘O machucado faz parte, né? Não é todo dia que a gente ganha luvas de jogadores profissionais.’

O goleiro treina bastante para integrar a seleção principal da Febem, comandada por Zé Maria, que ontem conquistou o bicampeonato da Olimpíada da Paz, realizada no Estádio do Maracanã. A seleção venceu por 1 a 0, de pênalti, o time de menores carentes do Conselho Estadual dos Direitos dos Negros do Rio de Janeiro. ‘Queria ter ido ao Maracanã, mas o Zé pediu para que eu ficasse para treinar mais. Estamos com um bom time para disputar as eliminatórias. Vamos chegar à segunda etapa’, disse o goleiro.