Copa Febem abrirá jogos do Paulistão 2005

O Estado de S. Paulo - São Paulo - Terça-feira, 23 de novembro de 2004

ter, 23/11/2004 - 10h17 | Do Portal do Governo

Preliminares do Estadual serão disputadas por 16 times formados por jovens da Febem

Luís Fernando Tinoco

Partidas de 15 rodadas do Campeonato Paulista de 2005 terão, como preliminares, jogos da Copa Febem de Futebol, disputada por adolescentes da Febem de todo o Estado. Após a fase inicial, que começa no dia 6 e reúne 1.020 menores divididos em 60 times, as 16 melhores equipes vão brigar pelo título nos grandes estádios, minutos antes de jogos de São Paulo, Santos, Palmeiras, Corinthians e demais clubes.

‘O futebol educa para o trabalho em equipe e prepara para a vida’, disse o governador Geraldo Alckmin, que assinou o projeto e cobrou pênaltis no goleiro Valdeílton, de 18 anos, que faz parte da seleção da Febem e defendeu duas cobranças do governador.

O lançamento, parceria entre a Secretaria Estadual da Justiça e a Federação Paulista de Futebol, foi prestigiado por jogadores como o goleiro palmeirense Marcos e o meia Elano, do Santos, e o atacante Euler, do São Caetano. ‘No futebol, você aprende a respeitar o próximo. O torneio é uma enorme oportunidade para eles’, disse o corintiano Gil. O ex-jogador Careca, dono de escolinha de futebol, também aprovou. ‘Jogar em estádio cheio é um sonho para todo garoto. Será incentivo imenso para eles.’

Os jogos servirão ainda para diminuir o preconceito da sociedade para com os adolescentes da Febem. ‘Vai ser muita emoção jogar num estádio cheio’, diz Luis Alberto, são-paulino e centroavante, na Febem há dois anos. Segundo o secretário da Justiça, Alexandre de Moraes, está quase tudo certo para que a recompensa ao campeão seja participar da Taça São Paulo de Juniores em 2006. Ontem, no Maracanã, a seleção da Febem comandada pelo ex-jogador Zé Maria foi bicampeã da Olimpíada Socioeducativa pela Paz.