Copa e Olimpíada: oportunidades para as PMEs paulistas

Diário de Sorocaba  Os novos negócios incentivados pela Copa do Mundo de Futebol de 2014 e pelas Olimpíadas de 2016 geram interesse tanto da iniciativa privada, quanto das administrações públicas. […]

ter, 10/01/2012 - 13h28 | Do Portal do Governo

Diário de Sorocaba 

Os novos negócios incentivados pela Copa do Mundo de Futebol de 2014 e pelas Olimpíadas de 2016 geram interesse tanto da iniciativa privada, quanto das administrações públicas. Em São Paulo, além da Capital, que receberá o jogo de abertura da Copa, o Estado conta ainda com outras 36 cidades aptas a abrigarem as seleções de futebol, nos chamados Centros de Treinamentos de Seleções (CTS), e essa lista poderá aumentar ainda mais. Em cada uma delas serão necessárias obras de infraestrutura, que criarão oportunidades de desenvolvimento para os municípios.

No município de São Paulo, onde está sendo construído o novo estádio que abrigará cinco partidas do Mundial, além do jogo de abertura, o Governo do Estado e a Prefeitura da cidade estão alocando mais de R$ 470 milhões. Além dessas obras, o Governo Estadual está investindo em projetos de infraestrutura, educação, cultura, lazer e segurança.

A Copa também movimentará a economia de muitas cidades do interior do Estado. Além da Capital, São Paulo apresentou ao Comitê Organizador Local da Copa a candidatura de 36 cidades aptas a se tornarem um Centro de Treinamento de Seleções. Os critérios que serão analisados pela Fifa estão relacionados à qualidade das instalações esportivas e hoteleiras, localização, infraestrutura urbana e envolvimento do poder público local e da iniciativa privada com o projeto. A lista ainda é preliminar e as cidades paulistas terão duas novas oportunidades de se inscrever em 2012.

O CTS aprovado pela Fifa poderá receber a delegação de um país participante do torneio, o que trará muitos benefícios para o município. Contudo, serão necessários investimentos na infraestrutura das cidades e na ampliação, capacitação e modernização de suas empresas. A Agência de Fomento Paulista, instituição financeira do Governo do Estado, está pronta para financiar esse avanço com taxas de juros mais baixas do que as praticadas no mercado e prazos mais longos.

Tornar-se sede de um esporte olímpico pode ser um grande atrativo de investimentos para o Município que, além de organizar competições por exemplo, incentivará a prática de esportes. Ainda há tempo para os municípios e para as empresas que desejam aproveitar esse cenário de crescimento se prepararem bem para o momento que o País, e principalmente o Estado, vivenciarão. Para isso, a parceria de uma instituição financeira sólida, que possa oferecer condições especiais e apostar no desenvolvimento é fundamental. Em São Paulo, as prefeituras e a iniciativa privada já contam com esse parceiro e, por isso, as pequenas e médias paulistas terão o apoio necessário para agarrarem as grandes oportunidades de negócios que serão oferecidas pelos dois eventos esportivos mais populares do mundo.

Milton Luiz de Melo Santos é presidente da Agência de Fomento Paulista/Nossa Caixa Desenvolvimento